[dicas antigas]

mosca branca


Há muito tempo, recebi este recadinho da Lúcia Russo no chat DECORACASA:
LuciaRusso: bom dia, estou me aventurando, como vc sugeriu. Pelo que percebi o pessoal gosta de plantas e jardim, eu também. Aproveito então para pedir socorro, meu é de manacá está sendo devastado por um tipo de mosquinha branca, resistente a tudo que tentei. Alguém tem alguma sugestão? Obrigada. Ah sim, adorei o blog, vou ficar assídua. Beijos a todos. Lúcia.”
Prometi pesquisar e responder e como promessa é divida, segue minha resposta!

Lúcia, a mosca branca (Bemisia tabaci) é mesmo uma praga! Em geral ela infesta lavouras agrícolas, mas também ataca plantas ornamentais como o bico-de-papagaio e o crisântemo. Não consegui nenhum registro sobre moscas e o manacá, estou partindo por inferência que pode ser a mesma.
O x da questão para um desenvolvimento rápido desta peste é um clima quente e seco, que encurta o ciclo de crescimento das larvas. BINGO! Com o tempo que andamos tendo, o que mais poderíamos esperar?
Elas causam danos pois sugam as seivas das plantas diretamente.
Para combatê-la, achei as seguintes sugestões no site http://www.geocities.com/~esabio/moscabranca.htm:
“Existem diversos princípios ativos recomendados para o controle da mosca-branca, como Endosulfan (clorado), Aldicarb (carbamato sistêmico) e Imidacloprid (nitroguamidinas), entre outros. As recomendações de uso desses produtos, dosagens, culturas recomendadas, formas de aplicação, período de carência, etc., devem ser obtidas na Casa da Agricultura local. (Eu, particularmente, acho muito pesado utilizar um pesticida forte de cara)
— Usar soluções à base de detergentes caseiros nas concentrações de 0,5 a 1 por cento. ( Começaria por aí, testando pulverizar detergente de lavar louças com água. Várias vezes obtive sucesso nas orquídesas utilizando isto.)
Minha segunda recomendação é pulverizar a planta com adubo BIOFERTILIZANTE. È um adubo biológico, não tóxico, resultante da borra dos biodigestores. Além de nutrir a planta ele espanta pragas. Pulverizar a cada quinzena.
Espero que funcione!
Um grande beijo e boa semana a todos.
Para saber mais:
http://www.scielo.br/pdf/hb/v23n2/25068.pdf
http://www.mapa.es/ministerio/pags/biblioteca/plagas/BSVP-29-04-669-672.pdf

flash da obra

roupas perfumadas, sempre

todos os cuidados com bolsas de couro | #aDicadoDia

estou no PINTEREST

SOBRE AS TRAMAS DA VIDA

COMO LIMPAR PISO LAMINADO E DE MADEIRA

© Copyright 2024 | flaviaferrari.com.br | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: mufasa