Imagem: Bade design
Olá! Hoje é dia da Ciranda Natalina. Tive o prazer de ter como parceira a Mara, do
Pequenos Prazeres.Ela elaborou este post para vocês e para mim, com todo carinho!
“
Bom dia a todos!
Faltando apenas 2 dias para o Natal e com a sala já decorada com os símbolos tradicionais, a árvore montada com ajuda da pequena, o mini presépio, os anjos, a casa toda vestida, o lavabo, o canto das crianças e, criando no ambiente uma aura de magia, paz e harmonia, chegou a hora de pensar na decoração da mesa para a ceia.
Acreditando que tudo na nossa vida é memória e que em tudo que colocamos nossas mãos, colocamos coração e nossa energia, pensei em usar meus objetos afetivos que tanto falo por aqui. Confesso que a vontade de me cercar de coisas com história continua grande e não poderia ser diferente no dia do Natal.
Pensei em algo assim:
A toalha branca nova , os sousplats em tecido florido que fiz para o Natal do ano passado ( eles ficaram uma graça, mas também posso pensar em algo dourado para combinar com os castiçais, quem sabe?), minhas louças do coração, minhas argolas de guardanapos que já mandei gravar os nomes dos pequenos e do marido, guardanapos dourados ( para combinar com os sousplats), usaria o balde de gelo de cristal para colocar um belo arranjo de phalaenopsis alba, cymbidiuns (para combinar com os sousplats, por ser amarela) ou as calandivas, da casinha da pequena , os castiçais de vidro que eu jamais pensei em algum dia comprar, e bowls com cerejas frescas, castanhas, damascos, frutas cristalizadas (Natal é sinônimo de especiarias, mel, cardamomo, cravo, noz moscada, pimenta da jamaica, frutas cristalizadas) espalhados pela sala. Penso em fazer aquelas trufas de cereja que já postei aqui.
Como acredito que a casa tem que ser usada, desfrutada em todos os seus cantinhos, vou colocar a árvore da felicidade, que está linda, no vaso de cerâmica azul vietnamita no canto da sala de jantar.
Voilà!
Com duas crianças pequenas para cuidar, tenho que ser pratica para dar conta de tudo.
Enfim, tudo bem simples, sem muito luxo, porque luxo é saber viver.
E ainda tenho que pensar na ceia, mas aí, é outro post.
Para quem gosta de panetone, bolos, segue essa receita tipicamente italiana:
Panforte*
90 g de chocolate meio amargo, picado
125 g de avelãs picadas e sem casca
120 g de amêndoas picadas tostadas e sem casca
170 g limão, laranja, e outras frutas que queira
1 colher (chá) de canela
¼ colher (chá) de pimenta da jamaica
70 g de farinha de trigo1 colher (sobremesa) de cacau em pó
130 g de açúcar granulado
160 ml de mel da melhor qualidade
Use uma forma redonda com 20 cm de diâmetro e com o papel arroz ou papel manteiga colocado no fundo, mas saiba que o papel manteiga pode grudar um pouco. Derreta o chocolate em banho-maria em uma panela de fundo grosso e reserve. Em outra vasilha misture as castanhas, as frutas, o cacau, as especiarias e a farinha de trigo. Junte o chocolate derretido à esta mistura. Coloque o açúcar e o mel numa panela e ferva até atingir 115˚C. Tire do fogo e coloque esta mistura de açúcar/mel sobre os outros ingredientes. Como esta mistura ficará dura em poucos minutos, transfira para a forma preparada rapidamente. Use as costas de uma colher ou com suas mãos molhadas dê forma para essa massa dentro da forma deixando a superfície lisa. Leve ao forno pré aquecido a 150˚C por 28 a 35minutos aproximadamente. Assim que o panforte sair do forno, ainda quente, mas não tão quente assim, passe com as mãos açúcar de confeiteiro por cima e dos lados para dar um visual mais rústico.
Boas festas a todos!!!
* Panforte: bolo italiano de Siena, que tem uma textura inigualável e curiosa que vem da mistura de frutas, farinha e chocolate com uma calda doce grossa que parece quase um doce.”
Delícia de post, não? A Mara estudou mesmo o DECORACASA. Obrigada querida!
FELIZ NATAL A TODOS!!!!
MUITA PAZ, SAÚDE, HARMONIA E AMOR!
COM ESTES INGREDIENTES CONSTRUÍMOS UMA VIDA;-)