s.o.s. plantas

Olá! Estou tentando colocar a casa em ordem (a real e a virtual UAU!) e revirei alguns emails não respondidos – que coisa feia! – para fazer esta postagem. Espero que ajude as remetentes e quem mais interessar.
Isabel Cristina, poderosa proprietária da Casa de Juntados pergunta:
“Comprei uma raphis no supermercado. Nem pensei duas vezes, marido não estava comigo para me segurar, então tratei de pegar uma e trouxe para casa. Peguei a mais frondosa!! E acho que este foi o meu erro. Devia ter pego uma menorzinha, com poucas folhas. Pois em casa achei a palmeira enooooormeee! Fiquei sem saber onde colocá-la, fazendo uma verdadeira via sacra com a palmeira dentro de casa he he… Ela tem três hastes e eu, inocentemente, achava que podia separar as hastes. Mas marido, que entende de planta melhor do que eu, disse que eu iria matar a planta! Então estou assim, um pouco feliz e um pouco frustrada com minha raphis. O que vc acha? Será que se eu separar as hastes ela morre? Será que me acostumo com o tamanho da planta? Ou vou ter que aceitar a idéia de colocar minha bela e sonhada palmeira de interior do lado de fora da casa???”
Isabel: demoro mas respondo… imagino que sua raphis deve estar MUITO maior depois de tanto tempo 😉
 1. Acho que a planta tem uma boa proporção de tamanho tanto para a sala, quanto para a vizinhaça do móvel bar. Não achei um exagero.
2. Você pode sim dividir as hastes sem matá-la. Acho que até ajudará no desenvolvimento da planta (este vaso original do supermercado me parece meio pequeno já para ela)
Dicas de cuidados com a raphis (ráfia):
 “Cultivo: É adequada para cultivo em vasos destinados a interiores iluminados, para cultivo em touceiras isoladas ou formando grupos, a pleno sol ou meia-sombra, com terra fertilizada e de boa drenagem. Multiplica-se principalmente por divisão de touceiras, plantadas na primavera.(Cultivando)
 Não encharcar a planta e adubar regularmente, pois uma planta de interior não pode resgatar seus nutrientes do ambiente como uma planta do jardim 😉

Carla Mendes pergunta sobre Jardim de Inverno:

Olhando seu blog, que por sinal eu adorei! gostaria que me desse informações de que plantas são mais recomendadas para jardim de inverno? Póis o daqui de casa estou achando bem triste tá sem vida!Mina cidade tem clima tropical. E nosso jardim de inverno fica na parte interna daqui de casa, pois fica no corredor perto da copa. Ele recebe iluminação indireta por causa do vidro arramado, e a ventilação e a que corre dentro de casa quando as portas estão abertas.

Carla, para seu jardim de inverno recomendo plantas como a Ráfia (da resposta acima), Zamioculca, Pacová e Bromélias arrematadas com casca de pinus ou pedriscos. São plantas que suportam bem interiores e não vao requerer grande esforço de manutenção 😉 E para colocar de quando em quando sugiro um pouco de cor com vasos de flores em suportes: na é poca da floração você deixa em seu jardim, fora dela cuida em um lugar adequado;-)

Lu Pietra pergunta: “Gostaria de saber quais as plantas que vão bem com agua..pois aqui é muito quente e na terra as plantinhas não aguentam mesmo com todo o cuidado de regas…”
Lu, além da Dracena Ornamental que mostrei na postagem que gerou sua pergunta, minha sugesão de plantas que sobrevivam na água são folhagens, como a jibóia ou o singônio.
Vera Lunardi pergunta: “Quem responde sobre árvore da felicidade ? A minha está na sala do meu apto, cheia de folhas novas mas estão caindo mtos pedaços. Está um pouco grudenta, não achei nenhum bicho e mandaram-me pulverizar SPB. Ela está tão linda e não queria que morresse…O que faço?”
Vera não sou uma especialista, mas dou meus pitacos sobre árvore da felicidade. Depois da reforma do apê, a minha árvore da felicidade ficou igual a sua. Fui olhar mais atentamente e ela está com pulgões verdes que estão fazendo o estrago na planta (acho que a minha árvore foi infestada quando deixei no jardim do prédio, enquanto a reforma corria). O que eu vou fazer: lavar as folhas com uma mistura de água e detergente (receita aqui)  e pulverizarei toda a planta para tirar a proteção dos pulgões. Borrifar a mistura de fumo de  corda, biofertilizante ou qualquer anti-praga para acabar com tudo. Como reforço para a planta, adubar a terra com húmus de minhoca. Depois deste spa, acredito que a árvore da felicidade volte a sorrir e a brotar tranquila.
pulgões
E, para finalizar, Cinara pergunta: “Entrei no teu blog e vi a pergunta de um internauta sobre a dracena arborea dele que havia “murchado” e tu solicitasse que ele enviasse uma foto…assim, tomei a liberdade de te mandar uma foto de como a minha dracena era e de como ela está. Queria saber o que eu fiz de errrado pois atualmente ela está muito diferente do que a 8 meses atrás, quando comprei…ela fica ao lado de uma janela com orientação leste e que frequentemente está aberta. Talvez a questão climática também interfira…moro em Porto Alegre e temos um verão bem quente e um inverno bem rigoroso..”
Cinara, olhando para as fotos do antes e depois da sua dracena uma coisa me chamou a atenção: o broto nascendo no depois o que, para mim, é sinal de que a planta quer sobreviver (e muito). Em todas as referências que li sobre Dracenas Arbóreas, nunca vi problemas com interiores (pouca luz, ventilação), ao contrário, por ser uma planta resistente ela é super recomendada. O que pode estar ocorrendo é algum fungo na raiz da planta. Meu palpite é um replante da mesma, com uma terra bem adubada para que ela tenha força para recuperar as folhas maiores e permitir um desenvolvimento bacana para o broto. Ao replantar, limpe bem as raízes (a planta aguenta) para liberar a entrada dos novos nutriententes. E enquanto a planta não se recupera não a exponha a condições abruptas (muito sol, muito vento) 😉
Beijocas

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

COMO DEIXAR A PANELA DE INOX BRILHANDO 2 DICAS PARA LIMPAR O MICRO-ONDAS COMO LIMPAR A GARRAFA TÉRMICA 5 DICAS RÁPIDAS PARA FAZER EM CASA RECEITA DE SMOOTHIE REFRESCANTE COMO TIRAR CHEIRO RUIM DE ROUPA DICA DE AROMATERAPIA PARA DORMIR MELHOR COMO CUIDAR DE ORQUÍDEAS COMO CONSERVAR AS BANANAS POR MAIS TEMPO COMO DOBRAR TOALHA DE BANHO EM ROLINHO
COMO DEIXAR A PANELA DE INOX BRILHANDO 2 DICAS PARA LIMPAR O MICRO-ONDAS COMO LIMPAR A GARRAFA TÉRMICA 5 DICAS RÁPIDAS PARA FAZER EM CASA RECEITA DE SMOOTHIE REFRESCANTE