bossa em casa

Este mês de Fevereiro, cheio de novidades e convidados (Carol, Renato e Poliana estão aí para dividir suas idéias e considerações), recebe mais uma colunista fixa. 
E é uma moça cheia de bossa.
A Cris Abreu é personal organizer, arquiteta, florista e mãe. Uma moça bonita e inteligente que tem idéias e mais idéias práticas, bonitas e econômicas para nossa casa e nossa vida.
E escreverá toda sexta feira, aqui no DECORACASA.
E para começar, eu fiz uma mini entrevista com ela, perguntando tudo o que eu queria saber sobre organização.
Bem vinda, Cris!
Beijo grande
DECORACASA: O que é um personal organizer? 

Cris Abreu: Personal organizer é um profissional, com conhecimentos em técnicas de organização capaz de organizar armários, brinquedos, louças, roupas, documentos, coleções entre outras coisas de uma maneira prática, que otimiza espaços e facilita o nosso dia-a-dia. 

D: Por que um personal organizer pode fazer a diferença na rotina da minha casa? 

CA: A personal organizer organiza cada casa de acordo com as necessidades dos seus moradores. Assim, cada objeto fica guardado em seu devido lugar. Isso facilita muito para quem guarda e para quem procura algo, desde uma camiseta até um parafuso. 

Essa facilidade faz “A” diferença quando não perdemos tempo, nem o bom humor. 
D: Eu acredito que uma boa organização é aquela que dura. E para ser duradoura, a organização tem que capturar a essência das pessoas (porque as coisas só permanecem organizadas quando são colocadas de uma maneira simples, rápida e fácil de compreender). Como capturar esta essência de cada um para fazer um bom projeto de organização? 
CA: A realização de um bom projeto de organização se inicia com uma entrevista com os moradores da casa. Nesta entrevista eu procuro saber qual a necessidade de cada um e de cada ambiente. 
Depois vem a parte mais importante da organização, o descarte. Este é feito pelos próprios moradores. Aí então se inicia a organização propriamente dita. 
Organizamos o que usamos, todo o restante que não serve, não é utilizado, não funciona, está quebrado temos que doar, jogar fora ou reciclar para dar mais espaço ao que temos ou para o que ainda vamos adquirir. 
Após o descarte uno a entrevista realizada com a organização de cada ambiente. Não adianta uma personal organizer arrumar tudo de um modo totalmente diferente com o que as pessoas que moram na casa estão habituadas. 
A clareza da organização é feita reunindo objetos por cor, tamanho e semelhança e posteriormente identificando tudo o que for necessário. Mesmo que provisoriamente, até as pessoas de habituarem com a organização da casa. 
D: Como balancear a organização de uma casa com muitos agentes (filhos, marido, empregadas…)? 
CA: A organização tem que considerar a freqüência com que cada objeto é utilizado e também por quem. 
Por exemplo, não adianta organizarmos os brinquedos das crianças a uma altura que as mesmas não possam ser auto-suficientes para pegar e guardar. Ou tudo empilhado de um jeito que ao pegar o debaixo todo o restante caia. 
As etiquetas ajudam bastante aos usuários identificando o devido lugar para achar e também para guardar cada objeto. 
Muitas vezes, após a organização temos que instruir aos moradores e empregados como é a melhor maneira de dobrar uma camiseta, o porque a alteração da ordem dos potes da cozinha, etc. 
Assim, todos entendem a essência da organização ficando mais fácil mantê-la. 
D: De quanto em quanto tempo é recomendado fazer “uma limpa” nos armários e reorganizar tudo novamente? 
CA: A freqüência da reorganização varia de casa para casa. Fatores que influenciam este intervalo entre uma organização e outra são a quantidade de armários (se há armários suficientes para as roupas de verão e inverno ficarem expostas juntas), a quantidade de consumo de novos objetos, a manutenção que cada um faz para a organização e a necessidade de descarte. 
Recomendo, de uma forma geral, a cada 6 meses. 
D: Tem alguma dica simples e rápida de organização para dividir conosco? 
CA: Claro que sim. Uma das que eu mais gosto é a organização da geladeira:
Tenha sempre dentro dela uma caixa plástica com tudo o que costuma ir à mesa do café da manhã.
Por exemplo, manteiga, requeijão, geléia, iogurte, queijo. 
Assim na hora do corre-corre cedinho não fica faltando nada. Além da geladeira ficar organizada. 
D: Fale um pouco de você, da experiência, das suas paixões, da sua história. 
Sou arquiteta, formada há 12 anos. 
Trabalhei como arquiteta por 8 anos. Como sempre gostei de organizar as minhas festas de aniversário com flores, velas, etc fui atrás de cursos e acabei me especializando nesta área. 
Abri uma empresa de decoração de eventos. Fiz a decoração de varias festas de aniversário, casamento e empresariais. 
Ainda apaixonada pelas flores, às vésperas do meu filho nascer, abri uma floricultura. Acabei fechando com o nascimento da minha filha devido a pequena diferença de idade entre os dois. 
Tudo bem, uma porta se fechou, mas as minhas paixões continuaram a bater forte… 
Arquitetura, decoração, organização e flores. 
Querendo trabalhar com algo que não tomasse tanto do meu tempo como mãe, mas que eu pudesse continuar trabalhando me especializei em outra paixao, a organizacao. 
Iniciando assim um trabalho com personal organizer. 
E não parei por ai, criei um blog onde junto um pouquinho de tudo que gosto. Lá, você pode conhecer um pouco mais do meu trabalho. E ainda, aproveitar varias dicas legais de organização com decoracao, com arquitetura, com flores e com muita bossa.  Visitem www.bossaemcasa.com
PS: Todas as postagens da Cris aparecerão com o tag bossa em casa

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

COMO REMOVER MANCHA DE MAQUIAGEM DA TOALHA O QUE FAZER PARA ACABAR COM AS FORMIGAS COMO EVITAR BOLINHAS NAS ROUPAS COMO TER ARROZ SEMPRE FRESCO E SOLTINHO PARA O ALMOÇO COMO LIMPAR ESPELHOS DICAS DE COMO LIMPAR LÂMPADAS COMO REGAR AS PLANTAS DURANTE UMA VIAGEM COMO TIRAR CHEIRO DE CIGARRO DAS ROUPAS COMO LIMPAR COLCHÃO EM CASA COMO TIRAR CHEIRO DE CHULÉ DOS SAPATOS
COMO REMOVER MANCHA DE MAQUIAGEM DA TOALHA O QUE FAZER PARA ACABAR COM AS FORMIGAS COMO EVITAR BOLINHAS NAS ROUPAS COMO TER ARROZ SEMPRE FRESCO E SOLTINHO PARA O ALMOÇO COMO LIMPAR ESPELHOS