bossa em casa

Este mês de Fevereiro, cheio de novidades e convidados (Carol, Renato e Poliana estão aí para dividir suas idéias e considerações), recebe mais uma colunista fixa. 
E é uma moça cheia de bossa.
A Cris Abreu é personal organizer, arquiteta, florista e mãe. Uma moça bonita e inteligente que tem idéias e mais idéias práticas, bonitas e econômicas para nossa casa e nossa vida.
E escreverá toda sexta feira, aqui no DECORACASA.
E para começar, eu fiz uma mini entrevista com ela, perguntando tudo o que eu queria saber sobre organização.
Bem vinda, Cris!
Beijo grande
DECORACASA: O que é um personal organizer? 

Cris Abreu: Personal organizer é um profissional, com conhecimentos em técnicas de organização capaz de organizar armários, brinquedos, louças, roupas, documentos, coleções entre outras coisas de uma maneira prática, que otimiza espaços e facilita o nosso dia-a-dia. 

D: Por que um personal organizer pode fazer a diferença na rotina da minha casa? 

CA: A personal organizer organiza cada casa de acordo com as necessidades dos seus moradores. Assim, cada objeto fica guardado em seu devido lugar. Isso facilita muito para quem guarda e para quem procura algo, desde uma camiseta até um parafuso. 

Essa facilidade faz “A” diferença quando não perdemos tempo, nem o bom humor. 
D: Eu acredito que uma boa organização é aquela que dura. E para ser duradoura, a organização tem que capturar a essência das pessoas (porque as coisas só permanecem organizadas quando são colocadas de uma maneira simples, rápida e fácil de compreender). Como capturar esta essência de cada um para fazer um bom projeto de organização? 
CA: A realização de um bom projeto de organização se inicia com uma entrevista com os moradores da casa. Nesta entrevista eu procuro saber qual a necessidade de cada um e de cada ambiente. 
Depois vem a parte mais importante da organização, o descarte. Este é feito pelos próprios moradores. Aí então se inicia a organização propriamente dita. 
Organizamos o que usamos, todo o restante que não serve, não é utilizado, não funciona, está quebrado temos que doar, jogar fora ou reciclar para dar mais espaço ao que temos ou para o que ainda vamos adquirir. 
Após o descarte uno a entrevista realizada com a organização de cada ambiente. Não adianta uma personal organizer arrumar tudo de um modo totalmente diferente com o que as pessoas que moram na casa estão habituadas. 
A clareza da organização é feita reunindo objetos por cor, tamanho e semelhança e posteriormente identificando tudo o que for necessário. Mesmo que provisoriamente, até as pessoas de habituarem com a organização da casa. 
D: Como balancear a organização de uma casa com muitos agentes (filhos, marido, empregadas…)? 
CA: A organização tem que considerar a freqüência com que cada objeto é utilizado e também por quem. 
Por exemplo, não adianta organizarmos os brinquedos das crianças a uma altura que as mesmas não possam ser auto-suficientes para pegar e guardar. Ou tudo empilhado de um jeito que ao pegar o debaixo todo o restante caia. 
As etiquetas ajudam bastante aos usuários identificando o devido lugar para achar e também para guardar cada objeto. 
Muitas vezes, após a organização temos que instruir aos moradores e empregados como é a melhor maneira de dobrar uma camiseta, o porque a alteração da ordem dos potes da cozinha, etc. 
Assim, todos entendem a essência da organização ficando mais fácil mantê-la. 
D: De quanto em quanto tempo é recomendado fazer “uma limpa” nos armários e reorganizar tudo novamente? 
CA: A freqüência da reorganização varia de casa para casa. Fatores que influenciam este intervalo entre uma organização e outra são a quantidade de armários (se há armários suficientes para as roupas de verão e inverno ficarem expostas juntas), a quantidade de consumo de novos objetos, a manutenção que cada um faz para a organização e a necessidade de descarte. 
Recomendo, de uma forma geral, a cada 6 meses. 
D: Tem alguma dica simples e rápida de organização para dividir conosco? 
CA: Claro que sim. Uma das que eu mais gosto é a organização da geladeira:
Tenha sempre dentro dela uma caixa plástica com tudo o que costuma ir à mesa do café da manhã.
Por exemplo, manteiga, requeijão, geléia, iogurte, queijo. 
Assim na hora do corre-corre cedinho não fica faltando nada. Além da geladeira ficar organizada. 
D: Fale um pouco de você, da experiência, das suas paixões, da sua história. 
Sou arquiteta, formada há 12 anos. 
Trabalhei como arquiteta por 8 anos. Como sempre gostei de organizar as minhas festas de aniversário com flores, velas, etc fui atrás de cursos e acabei me especializando nesta área. 
Abri uma empresa de decoração de eventos. Fiz a decoração de varias festas de aniversário, casamento e empresariais. 
Ainda apaixonada pelas flores, às vésperas do meu filho nascer, abri uma floricultura. Acabei fechando com o nascimento da minha filha devido a pequena diferença de idade entre os dois. 
Tudo bem, uma porta se fechou, mas as minhas paixões continuaram a bater forte… 
Arquitetura, decoração, organização e flores. 
Querendo trabalhar com algo que não tomasse tanto do meu tempo como mãe, mas que eu pudesse continuar trabalhando me especializei em outra paixao, a organizacao. 
Iniciando assim um trabalho com personal organizer. 
E não parei por ai, criei um blog onde junto um pouquinho de tudo que gosto. Lá, você pode conhecer um pouco mais do meu trabalho. E ainda, aproveitar varias dicas legais de organização com decoracao, com arquitetura, com flores e com muita bossa.  Visitem www.bossaemcasa.com
PS: Todas as postagens da Cris aparecerão com o tag bossa em casa

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

  • bossa em casabossa em casa Amorecos,a Cris Abreu está em repouso absoluto, esperando (pacientemente) vir ao mundo […]
  • rolo que enrolarolo que enrola Rolo de papel higiênico ...aproveite-os para organizar suas fitas. Para dar mais BOSSA à […]
  • bossa à mesabossa à mesa Um dos melhores prazeres que podemos ter à mesa, além de uma comida gostosa, é poder […]