cão de visão
Hoje vou falar sobre catarata em cães.
“A catarata é a opacificação do cristalino. Há dois tipos: as cataratas juvenis, congênitas, desenvolvendo-se antes dos 2 anos de idade, e as cataratas adultas, aparecendo depois dos 8 anos” (Larousse dos Cães)
Este problema também pode ser hereditário e é muito comum nos cães das raças Afghan Hound, Beagle, Husky Siberiano, Golden Retriever, Poodle, Schnauzer miniatura, Setter Irlandês e Cocker.
(fonte: http://www.seucachorro.com/catarata/)
Essa cachorra fofa da foto abaixo é a Mada, uma cocker de 8 anos, linda, simpática e muito amada.
Pois bem, ela desenvolveu catarata e ficou cega.
Imaginem o desespero da “mamãe”e do “papai” dela, ao vê-la com dificuldades para se locomover, esbarrando em paredes e objetos.
Mas eles não se deram por vencidos, apesar de muitos profissionais alegarem que esta doença pode não ter cura ou que a cirurgia não vale a pena.
Eles correram atrás, pesquisaram e descobriram uma veterinária na USP, que examinou a Mada, solicitou uma bateria de exames e constatou que ela teria grandes chances de êxito na cirurgia.
E teve….hoje a Mada está enxergando novamente, seus olhinhos ainda estão esbranquiçados, mas faz parte do processo de recuperação.
Então, fica aqui a dica: se você notar que seu bichinho está ficando com os olhos esbranquiçados, opacos, se esbarrando em tudo, procure o veterinário de sua confiança e peça indicação de um bom especialista para tratar os olhinhos do seu companheiro.
Até semana que vem,
Carol
Engenheira por formação, Flávia Ferrari tornou-se “dona de casa profissional” por opção. Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.