sobre o boldo

Semana passada, na coluna da Carol, escrevemos sobre o uso do boldo para mal estar gástricos em nossos cães. Fomos alertadas no twitter pela @reginaborginha e aqui no blog pela Priscila Veiga Rocha de Araújo que este  boldo “comum” pode ser altamente tóxico. 
Foi algo que nos assustou, pois tanto eu quanto a Carol – e, como depois averiguamos, muitas pessoas – fizemos uso deste tipo de boldo, o boldo brasileiro, para curar nossos mal estares gástricos. Fomos em busca de respostas científicas e por este motivo, a postagem foi suspensa enquanto averiguávamos o que fazer.
Foi a própria Priscila, farmacêutica, que nos orientou e elaborou a explicação abaixo.
Agora a postagem “bom boldo” voltou ao ar com a informação sobre o boldo corrigida.
Para nós é muito importante divulgar a informação correta e assumir nossas falhas, pois acreditamos que a informação divulgada pelo DECORACASA tem que ser, acima de tudo, ética e correta.
Acreditamos no poder da internet e da informação contida nela pois também aprendemos MUITO.
Este episódio foi um belo caso de aprendizado.
Obrigada @reginaborginha pelo alerta.
Obrigada Priscila pela ajuda, carinho e dedicação.
Um grande beijo,
Flávia e Carol
Segue o texto da Priscila.

Existem cerca de 4 tipos diferentes de plantas popularmente conhecidas como BOLDO, o Plectranthus barbatus (o boldo peludo que todos conhecem), a Vernonia condensata (também chamado de boldo japonês ou aluman na região nordeste do Brasil), o Plectranthus neochilus (conhecido como boldo-rasteiro), e o Peumus boldus, o primeiro boldo, o verdadeiro boldo chileno.

Boldo do Chile 

Características do boldo do Chile 
Árvore pequena, de folhagem permanente, originária das regiões montanhosas do Chile. No Brasil é encontrado somente no comércio; não há clima para o cultivo dessa planta. 
Ou seja, se você quiser o Boldo do Chile só em saquinhos ou caixinhas de chá para infusão não tem como comprar a planta fresca ou pegar com aquela vizinha. 
Dentre os seus princípios ativos com ação medicamentosa está a boldina, o ascaridol que possuem ações contra problemas hepáticos, estomáquicos, sedativos, anti-helmínticos, colerético(aumenta a secreção biliar) e colagogo(idem anterior).
Boldo oxalá ou falso boldo , o boldo-da-terra ou boldo-de-jardim, e boldo brasileiro.

Existe um tipo de boldo brasileiro que é comprovadamente eficaz para o tratamento desses mesmos males tratados pelo chileno, porém seu aspecto é muito parecido com outras espécies de “boldo” o boldo oxalá ou falso boldo , o boldo-da-terra ou boldo-de-jardim, ambos formam moitas, têm folhas carnudas e aveludadas bem como cheiro forte. 
Não é recomendado o uso de outros tipos de boldo exatamente por essa confusão que pode ocorrer com essas espécies perigosas por conterem uma substância chamada fosfocolina que causam desde irritação gástrica forte até problemas no sistema nervoso central e em doses repetidas ou elevadas em curto prazo podem levar a convulsões. 
Então para nossa segurança recomendo o uso do chá somente do Boldo do Chile que deve ser preparado da seguinte forma: 
1- Ponha a água filtrada* para ferver em quantidade superior ao que você deseja para seu chá, pois deverá deixar pelo menos 1 minuto na fervura e perderá volume de água com isso; * nunca use a água da torneira, pois a fervura mata os bactérias mas não destrói partículas de sujeira e restos da própria bactéria que podem causar danos à saúde; 
2- Após desligar o fogo, acrescente para uma xícara de chá (60ml) cerca de 5 gramas de planta seca, pegue uma porção com 3 dedos ou uma colher de sopa rasa; ponha no fundo da xícara e coloque a água fervente por cima; 
3- Tampe para não evaporar os óleos essenciais e aguarde 5 minutos; 
4- Se possível beba sem açúcar pois o mesmo altera o pH do preparado diminuindo sua eficácia. 
E saúde a todos. 
Farmacêutica e blogueira 

Equipe Flávia Ferrari

Engenheira por formação, Flávia Ferrari tornou-se “dona de casa profissional” por opção. Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

LIMPADOR DE ÓCULOS DE SOL E GRAU MISTURINHA PARA DESAMASSAR ROUPAS COMO DESENROLAR FILME PLÁSTICO FÁCIL COMO HIGIENIZAR COLHER DE PAU COMO LAVAR TRAVESSEIROS EM CASA COMO LIMPAR MOCHILA: PASSO A PASSO COMO TIRAR PELO DE CACHORRO DO SOFÁ COMO DESEMPERRAR GAVETA E ZÍPER 7 MENTIRAS SOBRE O VINAGRE (E 1 VERDADE) COMO TIRAR CHEIRO DE MALA
LIMPADOR DE ÓCULOS DE SOL E GRAU MISTURINHA PARA DESAMASSAR ROUPAS COMO DESENROLAR FILME PLÁSTICO FÁCIL COMO HIGIENIZAR COLHER DE PAU COMO LAVAR TRAVESSEIROS EM CASA