bolos

Para começar bem a nossa participação no DECORACASA, vamos falar de bolos! São tantos tipos e modos de fazer. Qual ingrediente deve vir primeiro? Quanto tempo no forno? 
Bem, basicamente há dois tipos de bolos: os cremosos e os espumosos (ou tipo esponja). Os bolos espumosos não usam fermento químico (fermento para bolos), como por exemplo, o pão de ló e os cremosos são aqueles que comemos na hora do lanche, como o bolo inglês e o bolo de chocolate tradicional. 
Os bolos cremosos levam o fermento químico (que pode ser o fermento para bolos e/ou o bicarbonato de sódio). Esses bolos são feitos com manteiga sem sal em estado sólido. Ela deve estar em temperatura ambiente. Pode ser substituída por óleo que dá mais maciez e umidade ao bolo, mas a manteiga dá mais sabor. 
A primeira coisa a se fazer é untar a forma a ser usada. Aí vai uma dica: depois de untada, limpe um dedo da borda da assadeira com um papel-toalha. Isso não deixará seu bolo vazar. 
Depois acenda o forno na temperatura indicada. Nunca coloque um bolo para assar no forno frio. Separe todos os ingredientes. Sem preguiça nessa hora. O ideal é pesar em vez de usar medidas de volume, mas se você não tiver uma balança em casa ou se a receita pedir, use medidas padrão e não a xícara da sua casa. Deixe tudo separado em potinhos. Peneire então todos os ingredientes secos – exceto o açúcar quando a receita assim pedir (farinha, chocolate, açúcar, fermento). O resultado será um bolo mais fofo. 
A farinha deve ser de preferência sem fermento. O ideal é que ele seja misturado aos secos somente durante o processo de preparação do bolo. O açúcar deve ser bem fino. Você pode usar sem problema nenhum o açúcar cristal (que é melhor para a saúde), mas bata no processador ou liquidificador antes de usar. 
Com tudo preparado, é hora de começar o bolo. Bata a manteiga até ficar bem cremosa. As gemas ou ovos inteiros devem ser adicionados uma a um (lembre-se: ovos devem ser usados em temperatura ambiente). Em alguns bolos o açúcar entra nesse ponto: siga a sua receita. 
Nesse momento, você deve acrescentar os ingredientes restantes exceto os secos (em alguns casos: leite, sucos ou raspas de limão). Acrescente por último os secos aos poucos batendo o mínimo necessário para incorporá-los à massa. Você pode inclusive desligar a sua batedeira e usar uma colher de pau. Quanto menos você mexer, mais fofo o seu bolo vai ficar. 
As claras em neve devem ser adicionadas em duas ou três etapas, bem no final, após os secos. Adicione a primeira parte à mistura e mexa bem. Na segunda e terceira etapa, ela deve ser misturada com toda a delicadeza possível. 
Não jogue a massa na forma. Deixe cair vagarosamente. E lembre-se: nada de abrir o forno antes dos primeiros 15 minutos! 
Depois você nos conta qual foi o resultado. E se você tiver outra dica, daquelas da sua avó, passe para todos! 
Na próxima semana falaremos dos bolos espumosos e de como fazer um pão de ló super fofinho! 
Abraços e boa semana.
Márcia e Renata

Equipe Flávia Ferrari

Engenheira por formação, Flávia Ferrari tornou-se “dona de casa profissional” por opção. Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

COMO DEIXAR A PANELA DE INOX BRILHANDO 2 DICAS PARA LIMPAR O MICRO-ONDAS COMO LIMPAR A GARRAFA TÉRMICA 5 DICAS RÁPIDAS PARA FAZER EM CASA RECEITA DE SMOOTHIE REFRESCANTE COMO TIRAR CHEIRO RUIM DE ROUPA DICA DE AROMATERAPIA PARA DORMIR MELHOR COMO CUIDAR DE ORQUÍDEAS COMO CONSERVAR AS BANANAS POR MAIS TEMPO COMO DOBRAR TOALHA DE BANHO EM ROLINHO
COMO DEIXAR A PANELA DE INOX BRILHANDO 2 DICAS PARA LIMPAR O MICRO-ONDAS COMO LIMPAR A GARRAFA TÉRMICA 5 DICAS RÁPIDAS PARA FAZER EM CASA RECEITA DE SMOOTHIE REFRESCANTE