bolos esponja

Olá boleiras!

Testaram as dicas do método cremoso? Funcionaram?
Agora vamos aos bolos chamados espumosos, os bolos esponja. Há os bolos chamados Biscuit (composto de uma grande quantidade de ovos, açúcar e farinha – onde se encaixa o Pão de ló), Génoise (tem 4 vezes mais ovos que os cremosos, bem menos gordura e mais açúcar) , Joconde (inclui farinha de amêndoas), Dacquoise (quase um suspiro – usa claras e açúcar)
Eles levam este nome porque em vez de ser o fermento, são os ovos batidos à exaustão que farão com que ele cresça. Pode ser que a receita peça ovos inteiros ou então claras batidas. Se por acaso uma receita pedir fermento neste tipo de bolo, será quase nada.
Os ovos são parte essencial destes bolos. Sempre usados a temperatura ambiente. Sempre bata os ovos com o açúcar até que eles tenham quadriplicado de volume. Se for bater à mão, use um batedor bem largo.
Use toda a delicadeza possível na hora de adicionar a farinha à mistura. A farinha não poderá abaixar esse volume. Então mexa de baixo para cima, assim como um agradinho! Adicione a farinha aos poucos e mexendo a cada intervalo. Lembra-se? Peneiradas, sempre!
Unte muito bem a forma de bolo. Se preferir, pode usar papel manteiga no fundo. De qualquer forma as laterais estarão untadas. O papel manteiga no fundo ajudará muito ao retirar o bolo da forma. Ele estará bem lisinho em baixo. Você poderá usá-lo ao contrário do que foi assado quando for decorar. Muito cuidado ao retirá-lo da forma. Eles são bem frágeis.
A receita tradicional de pão de ló é:
Ingredientes:
· 4 ovos
· 1 xícara bem rasa de açúcar
· 1 xícara de farinha
Modo de fazer:
Use exatamente o mesmo método que explicamos acima e boa sorte!
Até a próxima semana
Renata e Márcia

Equipe Flávia Ferrari

Engenheira por formação, Flávia Ferrari tornou-se “dona de casa profissional” por opção. Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Equipe Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

  • bolinhos de cocobolinhos de coco Esses bolinhos de coco são saborosos, bem molhadinhos e podem ser consumidos quentes com […]
  • cuca de bananacuca de banana Cuca é uma sobremesa típica alemã. Um amigo vinha me pedindo há tempos que fizesse essa […]
  • bolosbolos Para começar bem a nossa participação no DECORACASA, vamos falar de bolos! São tantos […]