risoto de limão siciliano e queijo mascarpone

Adoro risotos! Como bom descendente de italianos, massas, pizzas e risotos fazem parte da minha lista de pratos preferidos. 
Mas vocês sabem o porquê deste delicioso arroz ser chamado assim? Sim, “risotto” significa pequeno arroz e trata-se de uma receita que teve origem na Lombardia, no norte da Itália. 
O grande segredo deste prato está no tipo de arroz utilizado. Trata-se do arroz Arborio ou Carnaroli, que por terem grandes quantidades de amido em suas cascas, deixam a misturam bem cremosa. 
Uma das coisas que mais gosto nos risotos é que eles permitem que utilizemos a criatividade sem limites e praticamente tudo pode ser misturado ao arroz. 
A minha escolha desta semana foi a mistura da acidez do limão siciliano com a cremosidade do queijo mascarpone (aquele mesmo da receita do Tiramisú). 
Ingredientes: 
1kg de arroz arbóreo
150g de cebola
6 unidades de limão siciliano
50g de caldo de frango em pó fervido em 1 litro de água
350g de mascarpone
300g de queijo minas
100ml de vinho branco
50ml de azeite
100g de parmesão ralado
Uma pitada de sal
Tomate cereja a gosto
2- colheres de manteiga gelada ( para dar Brilho)
Modo de preparo: 
Em uma panela refogue a cebola picada no azeite por 2 minutos. 
Adicione o arroz e refogue rapidamente. Coloque o vinho branco e deixe evaporar um pouco o líquido. Aos poucos, acrescente o caldo de frango para ir cozinhando o arroz aos poucos. 
Esprema os limões em um recipiente e coe o suco. Pique o queijo minas em pequenos cubos. Adicione o suco dos limões, o queijo e o sal após ter colocado o resto do caldo de frango. 
No momento de servir, coloque uma colher bem cheia de sobremesa do queijo mascarpone e 2 colheres de manteiga gelada para dar brilho. 
Por último, coloque o queijo ralado por cima. Acerte o sal se necessário. 
Abraços 
Renato

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

REMOVA AS MANCHAS DAS PAREDES ASSIM COMO DESFIAR FRANGO RÁPIDO SAIBA COMO LIMPAR PORCELANATO SEM MANCHAR REMOVA AS MANCHAS DE VINHOS FACILMENTE ASSIM COMO RECUPERAR MAQUIAGEM EM PÓ QUEBRADA 3 SEGREDOS PARA DOBRAR LENÇOL DE ELÁSTICO COMO TIRAR MANCHA DE CANETINHA 5 USOS DAS FRONHAS QUE VOCÊ NÃO CONHECIA COMO DESAMARELAR SEU ELETRODOMÉSTICO COMO LIMPAR GRADE DE FOGÃO FÁCIL
REMOVA AS MANCHAS DAS PAREDES ASSIM COMO DESFIAR FRANGO RÁPIDO SAIBA COMO LIMPAR PORCELANATO SEM MANCHAR REMOVA AS MANCHAS DE VINHOS FACILMENTE ASSIM COMO RECUPERAR MAQUIAGEM EM PÓ QUEBRADA