risoto de limão siciliano e queijo mascarpone

Adoro risotos! Como bom descendente de italianos, massas, pizzas e risotos fazem parte da minha lista de pratos preferidos. 
Mas vocês sabem o porquê deste delicioso arroz ser chamado assim? Sim, “risotto” significa pequeno arroz e trata-se de uma receita que teve origem na Lombardia, no norte da Itália. 
O grande segredo deste prato está no tipo de arroz utilizado. Trata-se do arroz Arborio ou Carnaroli, que por terem grandes quantidades de amido em suas cascas, deixam a misturam bem cremosa. 
Uma das coisas que mais gosto nos risotos é que eles permitem que utilizemos a criatividade sem limites e praticamente tudo pode ser misturado ao arroz. 
A minha escolha desta semana foi a mistura da acidez do limão siciliano com a cremosidade do queijo mascarpone (aquele mesmo da receita do Tiramisú). 
Ingredientes: 
1kg de arroz arbóreo
150g de cebola
6 unidades de limão siciliano
50g de caldo de frango em pó fervido em 1 litro de água
350g de mascarpone
300g de queijo minas
100ml de vinho branco
50ml de azeite
100g de parmesão ralado
Uma pitada de sal
Tomate cereja a gosto
2- colheres de manteiga gelada ( para dar Brilho)
Modo de preparo: 
Em uma panela refogue a cebola picada no azeite por 2 minutos. 
Adicione o arroz e refogue rapidamente. Coloque o vinho branco e deixe evaporar um pouco o líquido. Aos poucos, acrescente o caldo de frango para ir cozinhando o arroz aos poucos. 
Esprema os limões em um recipiente e coe o suco. Pique o queijo minas em pequenos cubos. Adicione o suco dos limões, o queijo e o sal após ter colocado o resto do caldo de frango. 
No momento de servir, coloque uma colher bem cheia de sobremesa do queijo mascarpone e 2 colheres de manteiga gelada para dar brilho. 
Por último, coloque o queijo ralado por cima. Acerte o sal se necessário. 
Abraços 
Renato

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE