A espada de são jorge (Sansevieria trifasciata), com certeza, não é uma daquelas “plantas de novela” que aparecem majestosas nos volumosos arranjos de mesa nas casas chiques e grã finas dos folhetins.
Mas, por outro lado, ela é muito comum na nossa vida diária, seja em um vaso com as sete ervas, seja em vôo solo, mostrando sua beleza e evocando sempre seu manto protetor para a casa e seus moradores. A planta é tão guerreira e resistente quanto o santo que lhe deu o nome, conhecido pela bravura com a qual matou o terrível dragão a golpes de espada.
A espada de são jorge tem grande resistência e sobrevive bem à falta de água, muito sol e frio. É a planta perfeita para um jardim com pouquíssima manutenção: e as fotos da postagens mostram que ela pode – e deve – ser usada em grandes volumes, formando maciços modernos e cheios de movimento.
A reprodução da espada de são jorge se dá de uma forma simples: seus brotos, retirados com raízes e tudo vão dominando o espaço e tomando conta do pedaço. A velocidade é de crescimento é lenta, mas compensada pela grande durabilidade das folhas.
Vale a pena apostar nela!
Beijo grande