precaução e caldo de galinha

precaução1

 

Começo de ano é sempre época de chuvas fortes e, consequentemente, quebras do fornecimento de energia elétrica.

Este ano, em especial, sinto que São Paulo está sendo muito castigada pelas chuvas. Não vou nem entrar no mérito da falta de obras preventivas e de manutenção, da falta de educação da população que acarreta no entupimento dos bueiros e tantas outras coisas que já vemos diariamente no noticiário.  A questão, como sempre, é doméstica.

Eu moro no vigésimo andar de um edifício residencial. Por uma questão de prevenção e bom senso de nossa síndica, temos instalado um gerador que abastece a iluminação comum e o elevador de serviço. Porém em casa, nadica de nada de eletricidade.  E aí – lá vem aquele chavão bem verdadeiro – que  percebemos o quanto somos dependentes da energia elétrica.

precaução2

Semana passada, assim que cheguei com as crianças da escola, vi o gerador ligado e pensei: “Estamos sem luz”. Subida tranquila graças ao abençoado gerador e um pouco de sorte por contar ainda com o horário de verão e a claridade para pedir para que as crianças fizessem a lição de casa e que eu pudesse me organizar com a comida e as velas. Mas assim que a noite caiu e que as velas foram acesas, minha filha começou a chorar com medo que eu incendiasse a casa. Tirando noves fora da preocupação extrema da menina, velas acessa realmente apresentam um problema de segurança, mobilidade e acidentes (além do odor e da combustão de oxigênio no ambiente).  Há o charme, mas nem de longe encontramos a praticidade.

Foi então que lembrei-me de uma conversa com um vizinho lá da casa de campo, quando ele disse que havia comprado uma luz de emergência para estas situações. Explicando: as luzes de emergências atuais, são feitas de led, consumindo pouca energia, e ficam carregando enquanto não são utilizadas. Quando há queda de energia, automaticamente se acendem, iluminando o local onde foram posicionadas. Nada de muito extravagante, porém muito prático e útil. Confesso que nunca havia pensado em colocá-las em minha casa antes desta conversa.

Depois do episódio da semana passada (quando ficamos 15 horas sem eletricidade) saí para comprar algumas delas aqui para a casa de São Paulo e outras para a casa de campo. Paguei R$ 30,00 por cada uma em um home center próximo à minha casa e pretendo comprar mais algumas para  colocar na casa do meu pai, da minha sogra e da minha avó. Tenho plena consciência que a falta de luz afeta ainda de uma forma mais perigosa as pessoas que já tem uma idade mais avançada e, em alguns casos, também problemas de mobilidade e visão.

Acredito que atitudes simples, com um investimento nada extravagante, podem gerar mais conforto e confiança em situações adversas.

Beijo grande

precaução3

 

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

  • 1,2,3, testando…1,2,3, testando… Esta história foi muito engraçada. Para quem acompanha o blog há um tempo sabia que eu […]
  • cênicocênico Esta cortina estava na entrada da Casa Cor Trio 2009 e prova o quanto uma bela cortina […]
  • adeus mau cheiro no banheiro | #aDicadoDia Alguns assuntos sobre a casa e o morar são meio engraçados. Quase ninguém comenta a […]
LIMPADOR DE ÓCULOS DE SOL E GRAU MISTURINHA PARA DESAMASSAR ROUPAS COMO DESENROLAR FILME PLÁSTICO FÁCIL COMO HIGIENIZAR COLHER DE PAU COMO LAVAR TRAVESSEIROS EM CASA COMO LIMPAR MOCHILA: PASSO A PASSO COMO TIRAR PELO DE CACHORRO DO SOFÁ COMO DESEMPERRAR GAVETA E ZÍPER 7 MENTIRAS SOBRE O VINAGRE (E 1 VERDADE) COMO TIRAR CHEIRO DE MALA
LIMPADOR DE ÓCULOS DE SOL E GRAU MISTURINHA PARA DESAMASSAR ROUPAS COMO DESENROLAR FILME PLÁSTICO FÁCIL COMO HIGIENIZAR COLHER DE PAU COMO LAVAR TRAVESSEIROS EM CASA