Já fazia um tempo que eu queria ir ao Sabina Escola Parque do Conhecimento na cidade de Santo André, próxima à São Paulo. Havia ouvido falar super bem do planetário Johannes Keppler, sobre a réplica do esqueleto em tamanho natural de um tiranossauro rex, do pinguinário, dos experimentos de física e química…
Queria mostrar este rico mundo para meus pequenos – e também para que eu e meu marido também pudéssemos aprender e olhar o mundo com estes curiosos olhos científicos. No final de semana passado, finalmente, consegui visitar o Sabina.
E para a minha surpresa e admiração, o local era muito melhor do que eu esperava. Limpo, amplo, organizado repleto de monitores super dispostos a explicar tudo para as crianças e para os adultos, a Sabina é um programão.
O planetário Johannes Kepler foi para nós a cereja do bolo: moderníssimo, com uma apresentação interativa, nos deixou de queixo caído. Há quase dois anos, havíamos visitado o planetário de Madrid e tenho que confessar que o que vimos em Santo André foi muito superior. Projeções das estrelas, identificações de constelações finalizados com bate papo informativo e esclaredor de dúvidas, geraram um conhecimento claro e duradouro em meus filhos (que transmitiram muito do que ouviram e aprenderam ao longo desta semana).
E por que eu estou tão tocada com este projeto? Logo explicarei: infelizmente, não estamos muito acostumados com muitas iniciativas públicas bacanas e bem estruturadas como o Sabina. Por vezes encontramos lugares abandonados e com pouquíssima manutenção que frustram nossas expectativas e acabam nos demovendo da ideia de sair de casa para visitar estes lugares. O descaso não é regra – temos também muitos locais públicos “famosos” que contam com toda infra bem montada e conservada – mas acredito que como cidadã é sempre bacana divulgar o que é bom e bem feito, para que a visitação aconteça, que o local continue bem mantido e que possa mesmo se expandir. Temos que fomentar este ciclo virtuoso e vamos falar bem de quem merece.
Então, para quem é da região tem filhos ou gosta de conhecer mais sobre o mundo e a ciência, anote aí: Sabina Escola Parque do Conhecimento e Planetário Johannes Kepler: TEM QUE IR!
Localização
A Sabina está localizada na Rua Juquiá, s/nº, bairro Paraíso (entrada na altura do nº 135), ao lado do Parque Central e próximo ao Hospital Mario Covas.
Horários de Funcionamento:
De terça a sexta-feira, o atendimento, das 8h30 às 16h30, é exclusivo para escolas públicas e particulares, através de agendamento prévio. Aos sábados, domingos, feriados e durante as férias escolares, das 12h às 18h, com fechamento da bilheteria às 16h.
Ingressos – Grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$15, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 65 anos.
Informações pelo telefone 4422 2001.
Endereço: Rua Juquiá, s/nº, bairro Paraíso (entrada na altura do nº 135).
Estacionamento regulamentado com faixa reservada para ônibus escolares e carros comuns.
O espaço possui lanchonete.
Beijo grande