algumas trocas – estrogonofe light

str1

Confesso que estou em uma fase super culinária prestando atenção adicional no que eu como e preparo em casa. De um bom tempo para cá já vinha me rendendo aos encantos do forno e fogão, mas sinto isto cada vez mais forte e presente em minha vida. Isto posto, vamos aos fatos.

Eu adoro estrogonofe (ou strogonoff), adoro, adoro, adoro. E sopro twitter afora que é um pecado que tudo o que é gostoso nesta vida levar creme de leite. Porque vamos combinar, né? Creme de leite (por mais delicioso que seja) é gordura pura – olha só!

estrogonofe

 

(fonte: Nestlè)

Mesmo a versão leve (ou light) do produto,  que tem redução calórica, continua sendo basicamente composta por gorduras.

estrogonofe

(fonte: Nestlè)

Então, o que fazer quando se quer cortar calorias do tal estrogonofe?

Por muito tempo eu substituí o creme de leite por iogurte natural desnatado. Fazia o tal prato meio a contragosto porque o resultado final não agradava 100% meu paladar (o azedinho de fundo do iogurte continuava presente no prato final e isto não fazia minha cabeça.) Até que outro dia, lendo o Saboridades da nutricionista Carol Guimarães, eu me deparei com uma receita de estrogonofe light que ela desenvolveu para a revista Boa Forma. No lugar do iogurte desnatado ela utilizava Creme de Ricota Light. Eureka! Há uns dois meses compro este produto aqui em casa e todos gostam dele. Por que não tentar o estrogonofe? Foi o que fizemos ontem e o resultado foi sucesso de público e crítica – sabor suave, macio e com muito menos “gorduras”embutidas. Tanto crianças quanto  adultos aprovaram.

Vamos checar, então, o rótulo do Creme de Ricota para ver o que há nele:

estrogonofe

(fonte: Balkis)

Se olharmos os três rótulos com critério, veremos que  as informações nutricionais dos Creme de Leite mostram as quantidades para 15g de produto, enquanto que o Creme de Ricota coloca a tabela para 30g. Fazendo as equivalências para 30g, ficamos assim:

PORÇÕES DE 30 g
CREME DE LEITE CREME DE LEITE LIGHT CREME DE RICOTA LIGHT
Valor Energético 76 kcal 48 kcal 28 kcal
Carboidratos 0,0 g 0,0 g 2,2 g
Proteínas 0,0 g 0,0 g 1,9 g
Gorduras Totais 7,6 g 4,6 g 1,3 g
Gorduras Saturadas 4,8 g 3,0 g 0,9 g
Gordurars Trans
Fibra Alimentar 0,0 g 0,0 g 1,0 g
Sódio 13,4 mg 18,0 mg 64,0 mg

Ou seja, uma redução de 63% de calorias comparando a versão tradicional do creme de leite com o creme de ricota e de 42% se a comparação  do creme de ricota for feita com a versão light ou leve do creme de leite. Substancial se analisarmos por aí, não? E se o parâmetro de medida forem as gorduras, a diferença fica ainda mais acentuada. Por outro lado a quantidade de sódio presente no Creme de Ricota é muito superior aos demais.

E por que todo este blá, blá, blá? Para banir o Creme de Leite da face da terra? Longe disto, eu continuo fã dele e do sabor único que confere aos alimentos. Apenas vou maneirar no consumo e substituí-lo por algo mais leve quando eu puder.  E vou atrás de dados para entender porque o Creme de Ricota contém tanto sódio assim.

O âmago da questão é reforçar a nossa responsabilidade em prestar  atenção no que ingerimos. Com as “facilidades” da vida moderna, infelizmente, muitas vezes perdemos a mão do que colocamos em nosso corpo. Ler rótulos é importante para termos consciência da composição dos alimentos e, para uma dieta balanceada e saudável, uma ajuda profissional é sempre bem vinda.

Beijo grande,

flavia

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE