como limpar sua caixa d’água

caixa d'água

Sabemos que periodicamente devemos fazer “revisões” e cuidar de todos os detalhes de nossa casa, mas muitas vezes não temos a orientação adequada para realizar esta manutenção de modo correto. Eu acredito que informação é tudo e por isto  divulgo. Hoje é dia de aprender a limpar corretamente a sua caixa d’água.

A limpeza de caixas d’água tem um documento de orientação feito pela Vigilância Sanitária de São Paulo (para ler o documento na íntegra clique aqui), mas em linhas gerais segue um resumo, que me foi enviado pela assessoria de imprensa da Fortlev. Aproveito para adicionar a frequência de limpeza: semestral. Ou seja, duas vezes por ano devemos repetir este procedimento. Vamos limpar a caixa d’água de nossas casas?

Passo a Passo

1- Feche o registro de entrada para impedir a entrada de água no reservatório.

2- Comece a esvaziar a caixa d’água, mas não jogue a água fora. Tente reaproveitá-la para limpeza de calçada, limpeza de pátio ou rega de jardim, por exemplo.

3- Não esvazie completamente a caixa d’água. Mantenha nela uma quantidade de água suficiente para ser utilizada na limpeza.

 4- Feche o registro de saída e esfregue as paredes e o fundo da caixa d’água utilizando apenas pano e escova de cerdas plásticas macias. Nunca use sabão, detergente ou qualquer outro produto químico na limpeza.

 5- Se for necessário, retire o excesso de sujeira utilizando pá plástica, balde e panos. Nunca utilize objetos metálicos, cortantes ou pontiagudos. Deixe a caixa d’água completamente limpa.

6- Mantenha o registro de saída fechado, abra o registro de entrada e deixe a caixa d’água encher até quase completamente.

7- Quando ela estiver quase cheia feche o registro de entrada e acrescente um litro de água sanitária para cada mil litros de capacidade do reservatório. Exemplo: Para caixa de 500 litros usar meio litro de água sanitária; para caixa de 2.000 litros usar dois litros de água sanitária.

 8- Mantenha a caixa d’água assim durante duas horas. Não utilize de forma alguma a água da caixa durante esse período.

 9- Após o período de duas horas esvazie a caixa d’água abrindo o registro de limpeza. Caso a caixa não tenha esse registro, abra o de saída. Reaproveite essa água para limpar a tampa do reservatório e na limpeza apenas de pisos e calçadas.

 10- Tampe adequadamente a caixa d’água, impossibilitando a entrada de insetos, pequenos animais e sujeira (isso evita a contaminação da água e a transmissão de doenças).  Abra o registro de entrada de água e anote do lado de fora da caixa a data da limpeza.

 

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

2 DICAS PARA LIMPAR O MICRO-ONDAS COMO LIMPAR A GARRAFA TÉRMICA 5 DICAS RÁPIDAS PARA FAZER EM CASA RECEITA DE SMOOTHIE REFRESCANTE COMO TIRAR CHEIRO RUIM DE ROUPA DICA DE AROMATERAPIA PARA DORMIR MELHOR COMO CUIDAR DE ORQUÍDEAS COMO CONSERVAR AS BANANAS POR MAIS TEMPO COMO DOBRAR TOALHA DE BANHO EM ROLINHO 5 DICAS PARA DEIXAR O QUARTO LIMPO E ORGANIZADO
2 DICAS PARA LIMPAR O MICRO-ONDAS COMO LIMPAR A GARRAFA TÉRMICA 5 DICAS RÁPIDAS PARA FAZER EM CASA RECEITA DE SMOOTHIE REFRESCANTE COMO TIRAR CHEIRO RUIM DE ROUPA