[dicas antigas]

como limpar sua caixa d’água


caixa d'água

Sabemos que periodicamente devemos fazer “revisões” e cuidar de todos os detalhes de nossa casa, mas muitas vezes não temos a orientação adequada para realizar esta manutenção de modo correto. Eu acredito que informação é tudo e por isto  divulgo. Hoje é dia de aprender a limpar corretamente a sua caixa d’água.

A limpeza de caixas d’água tem um documento de orientação feito pela Vigilância Sanitária de São Paulo (para ler o documento na íntegra clique aqui), mas em linhas gerais segue um resumo, que me foi enviado pela assessoria de imprensa da Fortlev. Aproveito para adicionar a frequência de limpeza: semestral. Ou seja, duas vezes por ano devemos repetir este procedimento. Vamos limpar a caixa d’água de nossas casas?

Passo a Passo

1- Feche o registro de entrada para impedir a entrada de água no reservatório.

2- Comece a esvaziar a caixa d’água, mas não jogue a água fora. Tente reaproveitá-la para limpeza de calçada, limpeza de pátio ou rega de jardim, por exemplo.

3- Não esvazie completamente a caixa d’água. Mantenha nela uma quantidade de água suficiente para ser utilizada na limpeza.

 4- Feche o registro de saída e esfregue as paredes e o fundo da caixa d’água utilizando apenas pano e escova de cerdas plásticas macias. Nunca use sabão, detergente ou qualquer outro produto químico na limpeza.

 5- Se for necessário, retire o excesso de sujeira utilizando pá plástica, balde e panos. Nunca utilize objetos metálicos, cortantes ou pontiagudos. Deixe a caixa d’água completamente limpa.

6- Mantenha o registro de saída fechado, abra o registro de entrada e deixe a caixa d’água encher até quase completamente.

7- Quando ela estiver quase cheia feche o registro de entrada e acrescente um litro de água sanitária para cada mil litros de capacidade do reservatório. Exemplo: Para caixa de 500 litros usar meio litro de água sanitária; para caixa de 2.000 litros usar dois litros de água sanitária.

 8- Mantenha a caixa d’água assim durante duas horas. Não utilize de forma alguma a água da caixa durante esse período.

 9- Após o período de duas horas esvazie a caixa d’água abrindo o registro de limpeza. Caso a caixa não tenha esse registro, abra o de saída. Reaproveite essa água para limpar a tampa do reservatório e na limpeza apenas de pisos e calçadas.

 10- Tampe adequadamente a caixa d’água, impossibilitando a entrada de insetos, pequenos animais e sujeira (isso evita a contaminação da água e a transmissão de doenças).  Abra o registro de entrada de água e anote do lado de fora da caixa a data da limpeza.

 

o comer e o compartilhar

aniversário

UM PRÓSPERO ANO NOVO

surpreendente

desvendando o mistério das orquídeas…

como tirar mancha de esmalte em tecido | #aDicadoDia

© Copyright 2024 | flaviaferrari.com.br | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: mufasa