como dimensionar o ar condicionado – allah-la-ô!!!
Quando o termômetro do seu carro bate os 41 graus e você está dormindo mal há mais de um mês por causa do calor escaldante, já é mais do que hora de pensar em instalar um refresco em sua vida. Como dimensionar ar condicionado para sua casa? Ou não?
Pensando nisto – e suando em bicas, pode crer – é que resolvi compilar algumas informações para nos ajudar nesta difícil tarefa de atravessar o deserto do Saara, ou melhor, de nos livrarmos deste calor monstro. De verdade, eu também preciso avaliar muito bem a instalação de aparelhos como estes na minha casa. Vamos lá, dimensionar ar condicionado para todo mundo?
A primeira pergunta que vem em mente é relacionada ao consumo energético do aparelho de ar condicionado. Muita gente pensa que irá à falência ao instalá-lo, porém, é muito simples saber o quanto a opção por um ar condicionando terá de impacto na sua conta de energia elétrica. O cálculo a ser feito é este:
(fonte: Procel)
Esta fórmula fornece o consumo mensal do aparelho em kWh. Para saber o valor que o aparelho de ar condicionado representará em sua conta de luz, basta multiplicar o número calculado pelo valor da tarifa praticada em sua região. A potência do equipamento é fornecida pelo fabricante e deve constar do manual.
Antes de “achar” que vai ficar caro, deve-se fazer a conta na ponta do lápis e saber se este conforto cabe no seu bolso.
Isto feito, vamos às opções mais comuns de aparelhos de ar condicionado para uso doméstico:
Ar Condicionado de Janela
É aquele modelo mais tradicional, onde a condensadora e o vaporizador encontram-se no mesmo aparelho – em tempo, a condensadora é responsável por esfriar o ar e o vaporizador libera o ar resfriado para o ambiente.
vantagens:
- mais compacto, por ter em um único bloco as duas partes de funcionamento do aparelho
- custo inicial mais baixo, sem comparado com os demais modelos
- instalação mais simples e mais barata, pode ser colocado em uma janela ou em um buraco na parede.
desvantagens:
- faz mais ruído do que os modelos split, justamente pelo fato de unir a condensadora e o vaporizador
- pode não ser tão eficiente para espaços maiores
- em geral, tem um consumo energético superior aos modelos split. Se o ar condicionado de janela for a sua opção, procure aparelhos com compressores rotativos, que apresentam um consumo de até 25% menos de energia elétrica se comparados aos de compressores convencionais.
Ar Condicionado Split
O nome deste aparelho vem do inglês, do verbo to split (dividir). Nada mais justo, porque este modelo é composto de duas partes distintas: a condensadora e a evaporadora. A primeira, que é a mais barulhenta, fica fora do ambiente refrigerado que recebe somente o ar fresco por meio da evaporadora.
vantagens:
- menor nível de ruído no ambiente refrigerado
- melhor nível de consumo energético; podendo chegar a até 40% menos do que um ar condicionado de janela
- grande variedade de modelos e potencia;
- possui sistema de filtragem de ar
desvantagens:
- mais caro do que um ar condicionado de janela
- instalação mais cara; necessita de preparação prévia e mão de obra especializada
- maior necessidade de espaço para a instalação, tanto da condensadora, quanto da evaporadora
Vale ressaltar dois pontos importantes para os modelos split:
- Se você tem espaço reduzido para a instalação, procure saber mais sobre os modelos multi split, que utilizam uma única condensadora para mais de uma evaporadora;
- Se consumo energético é o seu foco, saiba mais a respeito dos modelos split inverter que tem um dispositivo interno que controla a velocidade de compressão do ar condicionado, melhorando seu desempenho em termos de energia elétrica. Apesar de serem mais caros do que os modelos split convencionais, eles podem chegar a uma redução energética de até 40%, como mostra a tabela abaixo:
(fonte: ADias)
Os modelos split inverter também utilizam gás refrigerante ecológico e podem apresentar uma durabilidade maior do aparelho, já que o motor não será desgastado com o processo contínuo de liga/desliga.
Ar Condicionado Portátil
Como o nome diz, é portátil, podendo ser transferido facilmente de um cômodo para o outro. Além disto, necessita de pouca alteração no ambiente a ser refrigerado, tornando-se interessante para casas alugadas ou que não comportam a instalação de um ar condicionado split.
vantagens:
- facilidade instalação (custo zero)
- mobilidade: pode refrigerar mais de um ambiente de uma mesma casa
desvantagens:
- refrigeração dimensionada para ambientes pequenos
- custo (semelhante a um split)
- nível de ruído; em geral superior a um split
Escolhido o modelo de ar condicionado que mais se adapta à sua casa/bolso, segue a última pergunta: como dimensionar um aparelho de ar condicionado? É muito importante que ele não seja sub dimensionado (que ocasiona desgaste mais rápido dos componentes, baixe eficiência da refrigeração e gasto excessivo de energia) nem super dimensionado (podendo acarretar gastos de energia muito além do necessário e mesmo a diminuição da vida útil, provocada por picos de energia derivados desta má escolha)
Para dimensionar corretamente, deve-se levar em consideração os seguintes fatores:
- Tamanho do cômodo a ser refrigerado
- Número e tamanho de janelas presentes no cômodo, assim como a utilização de cortinas
- Posição do sol em relação ao espaço
- Número de pessoas que vai conviver ao mesmo tempo no local
- Presença de eletrônicos
Nas minhas pesquisas, eu gostei muito das ferramentas que a LG e a Springer oferecem gratuitamente online para a realização deste cálculo. Clicando nos links você será direcionado a ela 🙂
Feita a nossa “lição de casa” – gente, que post enorme!!! – vamos decidir com consciência como combater o calor em nossas casas e deixar para cantar a famosa marchinha (“Allah-la-ô, ô ô ô ô ô ô Mas que calor, ô ô ô ô ô ô…”) só no carnaval.
Beijo grande