Tem semana que a gente começa com o “bicho carpinteiro”*, né? A minha começou assim, com tudo, querendo arrumar tudo. A primeira tarefa da lista foi organizar a lavanderia, colocar as vassouras em ordem e fechar buracos de parede dos antigos ganchos.
Lavanderia é algo engraçado, né? Eu passo relativamente pouco tempo na minha, apesar da imensa utilização diária – quem ficou sem máquina de lavar roupas ou sem água no tanque, mesmo que por pouco tempo, sabe bem do aperto que a gente passa quando esta rotina é quebrada. Mas, voltando ao tópico da área de serviço / lavanderia, por mais que a gente use diariamente, não é o lugar que recebe mais atenção em termos de organização/beleza. Pois bem, meu bicho carpinteiro atacou e voltou-se justamente à ela.
Fizemos uma boa limpeza na prateleira de produtos (aquela prateleira aramada que eu tanto gosto e tenho espalhada por vários lugares da casa), organizamos os cestinhos e – finalmente – penduraria as vassouras em vários níveis, como fiz na casa de campo, para economizar espaço e deixar tudo mais legal. Mas… foi aí que eu me deparei com uma solução (porca, vamos confessar) que havia feito anos atrás: buracos deixados por vários pregos que havia batido no rejunte dos azulejos, justamente com o intuito de pendurar e organizar as vassouras. Não preciso nem dizer que os pregos caíram, os buracos ficaram e a coisa ficou feia, bem feia.
Dica na cabeça, execução na mão: como fechar buracos de parede com facilidade? Lembrei de algumas clássicas: usar sabonete branco derretido, ou mesmo pasta de dente para tapar os tais buraquinhos. Há também a solução “profissional” que usa gesso, como mostrada neste vídeo. Mas eu optei por outra “caseirice”, eficiente e muito simples de executar. 😉
Giz branco molhado (sim, aquele giz simples, de lousa): passe pelo buraco a ser coberto, forçando um pouco para que ele penetre. Espere secar e pronto.
E por que funciona?
O giz é uma mistura de gesso (CaSO4), água (H2O) e carbonato de cálcio (CaCO3); ou seja, você está praticamente aplicando gesso em barra em sua parede. Funciona muito bem para fechar pequenos buracos de parede e reparos rápidos.
Anotaram? Giz à obra, ou melhor, mãos à obra, e bom trabalho! Tem mais alguma dica? Conta prá gente 😉
Beijo grande
* bicho carpinteiro: expressão da época do onça, para designar aquela vontade enorme de arrumar, fazer, organizar as coisas. Meus pais usavam muito!
E…. a querida Vigínia, leitora do blog, me explicou o porque do carpinteiro. Confiram: “Bicho no corpo inteiro, ou seja, faz você se mexer sem parar, virou bicho carpinteiro. É a pessoa que não fica quieta.”:)