operação tapa buraco – como fechar buracos de parede

fechar buracos de parede

Tem semana que a gente começa com o “bicho carpinteiro”*, né? A minha começou assim, com tudo, querendo arrumar tudo. A primeira tarefa da lista foi organizar a lavanderia, colocar as vassouras em ordem e fechar buracos de parede dos antigos ganchos.

Lavanderia é algo engraçado, né? Eu passo relativamente pouco tempo na minha, apesar da imensa utilização diária – quem ficou sem máquina de lavar roupas ou sem água no tanque, mesmo que por pouco tempo, sabe bem do aperto que a gente passa quando esta rotina é quebrada. Mas, voltando ao tópico da área de serviço / lavanderia, por mais que a gente use diariamente, não é o lugar que recebe mais atenção em termos de organização/beleza.  Pois bem, meu bicho carpinteiro atacou e voltou-se justamente à ela.

Fizemos uma boa limpeza na prateleira de produtos (aquela  prateleira aramada que eu tanto gosto e tenho espalhada por vários lugares da casa), organizamos os cestinhos e  – finalmente – penduraria as vassouras em vários níveis, como fiz na casa de campo, para economizar espaço e deixar tudo mais legal. Mas… foi aí que eu me deparei com uma solução (porca, vamos confessar) que havia feito anos atrás: buracos deixados por vários pregos que havia batido no rejunte dos azulejos, justamente com o intuito de pendurar e organizar as vassouras. Não preciso nem dizer que os pregos caíram, os buracos ficaram e a coisa ficou feia, bem feia.

Dica na cabeça, execução na mão: como fechar buracos de parede com facilidade? Lembrei de algumas clássicas: usar sabonete branco derretido, ou mesmo pasta de dente para tapar os tais buraquinhos. Há também a solução “profissional” que usa gesso, como mostrada neste vídeo. Mas eu optei por outra “caseirice”, eficiente e muito simples de executar. 😉

fechar buracos de parede

Giz branco molhado (sim, aquele giz simples, de lousa): passe pelo buraco a ser coberto, forçando um pouco para que ele penetre. Espere secar e pronto.

 E por que funciona?

O giz é uma mistura de gesso (CaSO4), água (H2O) e carbonato de cálcio (CaCO3); ou seja, você está praticamente aplicando gesso em barra em sua parede. Funciona muito bem para fechar pequenos buracos de parede e reparos rápidos.

Anotaram? Giz à obra, ou melhor, mãos à obra, e bom trabalho! Tem mais alguma dica? Conta prá gente 😉

Beijo grande

* bicho carpinteiro: expressão da época do onça, para designar aquela vontade enorme de arrumar, fazer, organizar as coisas. Meus pais usavam muito!

E…. a querida Vigínia, leitora do blog, me explicou o porque do carpinteiro. Confiram: “Bicho no corpo inteiro, ou seja, faz você se mexer sem parar, virou bicho carpinteiro. É a pessoa que não fica quieta.”:)

fechar buracos de parede

 

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE