cuidados com plantas no inverno

plantas no inverno

 

A primeira coisa que eu fiz hoje pela manhã foi molhar minhas plantas – não é algo que eu faça normalmente, em geral reservo os finais de tarde para isso, mas os cuidados com as plantas no inverno são um tanto diversos do que no período do verão.

São nos meses mais frios do ano (aqui no hemisfério sul, Julho, Agosto e  Setembro) que a maioria das plantas armazena “energia” para florescer novamente na primavera.

Como o clima fica mais seco e, em alguns locais, com mais poluição, é indicado borrifar as folhas das plantas com água para hidratá-las, limpá-las e assim possibilitar que elas respirem melhor. Porém as regas devem ser reduzidas, para que as raízes não apodreçam nem que haja proliferação de fungos nas folhas. As regas devem acontecer preferencialmente pela manhã, como eu fiz, para que as plantas tenham o período do dia para se aquecer e enfrentar as noites mais geladas. Para saber se é necessário regar, sempre vale o teste do dedo: coloque o dedo na terra e verifique se a terra está seca.

A adubação só vale a pena para plantas no inverno que se desenvolvem e florescem nesta época, para as demais plantas a adubação química deve ser mensal entre a primavera e o verão.

Aproveite este período de dormência das plantas para retirar galhos secos ou doentes, mas atente-se para não cortar arbustos ou árvores floridos, pois isto pode ser prejudicial à planta.

O inverno também é a época ideal para o combate de pragas e doenças pois a maior parte delas reduz sua proliferação neste período – exceto os fungos, como disse antes, e as lesmas e caramujos. Mas para cuidar destas pragas eu já dei uma dica de ouro. 😉

Os gramados são um caso à parte. Crescem pouco e, nesta época, precisam de limpeza (remoção das ervas daninhas e os famosos “matinhos”), aeração (liberação das raízes para que elas possam respirar, retirando, por exemplo os restos de corte) e cobertura (com uma camada de 3 cm de terra vegetal, que garante proteção transfere alguns nutrientes para o solo e corrige imperfeições no gramado) – não necessitando de adubação específica, pois a grama está dormente e aproveitaria pouco dos que é oferecido.

 São pequenos detalhes a observar com as plantas no inverno para garantir uma primavera florida e plena.

Um beijo,

flaviaplantas no inverno

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

COMO TIRAR CHEIRO DE MALA COMO LIMPAR ESCOVA DE CABELO COMO HIGIENIZAR FONES DE OUVIDO COMO LIMPAR LEITE DERRAMADO NO FOGÃO 5 DICAS PARA LAVAR ROUPA COM PERFEIÇÃO COMO AMOLAR TESOURAS EM CASA COMO GELAR AS BEBIDAS RAPIDAMENTE COMO DEIXAR AS BOLACHAS CROCANTES DE NOVO COMO DESENTUPIR A PIA DA COZINHA COMO DESCASCAR OVOS COM PERFEIÇÃO
COMO TIRAR CHEIRO DE MALA COMO LIMPAR ESCOVA DE CABELO COMO HIGIENIZAR FONES DE OUVIDO COMO LIMPAR LEITE DERRAMADO NO FOGÃO 5 DICAS PARA LAVAR ROUPA COM PERFEIÇÃO