10 dicas de organização sem complicação

organização

Tem gente que parece que nasceu com o dom da organização, com tudo colocado com capricho e harmonia nos mínimos detalhes. Os demais – nos quais me incluo – temem viver fadados a uma vida de bagunça sem fim…

Não é bem assim. É lógico que há pessoas com mais facilidade e manter tudo em seu devido lugar, porém é importante ter em mente que organizar é mais uma questão de método do que um dom natural. Com algumas regras básicas, a arrumação de qualquer espaço de sua casa pode tornar-se mais simples e efetiva.

1. A regra de ouro: antes de organizar qualquer ambiente, é preciso fazer a triagem do que deve ficar, do que deve sair ou ser reposicionado em outro cômodo. Esta é a base de todo processo.

organização

 (Imagem: Martha Stewart)

2. Antes de começar a organizar e/ou limpar qualquer ambiente, separe todos os utensílios que serão necessários para executar a tarefa – ou seja, tenha o kit completo de trabalho. É comprovado que se gasta muito mais tempo indo e vindo atrás do que se precisa do que arrumando efetivamente.

organização

 (Imagem: Martha Stewart)

3. Faça uma lista do que deve ser feito para organizar. Quando escrevemos, nosso cérebro processa melhor as informações.

4. Comece a sua organização do item mais simples para o mais complicado. Ao finalizar o mais fácil você se sente motivado e começa uma espiral positiva rumo aos demais.

organização

(Imagem: Lock & Store)

5. Nunca deixe a bagunça acumular: 15 minutos por dia de organização fazem uma enorme diferença na arrumação final de sua casa.

organização

(Imagem: Martha Stewart)

6. Um cronograma semanal de tarefas – dividindo assim o que deve ser feito em vários dias – é essencial para não penalizar uma única diária.

organização

(Imagem: Martha Stewart)

7. Tenha caixas estratégicas em casa com finalidades específicas, como por exemplo uma para centralizar tudo que deve ser consertado, outra para colocar o que está fora do lugar e uma terceira com doações. Esta ideia facilita muito a organização geral, evita o leva e traz e agiliza o processo de arrumação.

organização

(Imagem: Martha Stewart)

8. Etiquete tudo! Pode ser com uma etiquetadora eletrônica, como explico no DECORACASAS, ou com etiquetas escritas à mão. O importante é ter à vista o que está em cada caixa e armário e, desta forma, facilitar a sua manutenção.

organização

9. Lembre-se de que uma boa organização é aquela que respeita a sua dinâmica de vida. De nada adianta colocar bem à mão peças que você acha linda mas não usa, atrapalhando o acesso àquilo que você realmente necessita no dia a dia. Bagunça é resultado de falta de soluções práticas.

10. Passe estes conceitos de organização para todos que moram com você, afinal de contas, este é um serviço conjunto de todos os moradores.

Vale ressaltar que a cor pode ter um papel importante na organização, pois ela tem a capacidade de delimitar os espaços.

Um beijo,

flavia

Esta postagem foi publicada originalmente no Blog da Coral, parceira do DECORACASAS. Quinzenalmente publico novidades lá sobre os mais variados assuntos. 

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE