frango à ula e uma noite especial

frango à ula

Frango à Ula 
(foto: Juan Guerra/Electrolux)

Quem me acompanha via Instagram, Twitter ou Facebook soube que  na semana passada eu participei do #DesafioElectrolux. O #DesafioElectrolux era uma competicão entre 8 blogueiros que tinham 1 hora para realizar um prato de acordo com um tema pré definido. O prato pronto, então, seria julgado e o vencedor levaria para casa o novo lançamento da marca, o super refrigerador DT52X – clica no link ao lado para ver que bacana ele é.

Para mim foi dada a missão de preparar um “Menu Kids” – e eu, com os meus botões, pensei: “Nossa! Justo um menu para crianças, onde  ousar no sabor é mais complicado?“. Fiquei uns dias intrigada, pensando em qual receita fazer (e agradar!) – quando tive um estalo. Vocês assistiram ao filme Ratatouille? Lembram-se da cena na qual Remy, o rato chef, seria avaliado pelo temível crítico Anton Ego e opta por fazer um prato que tivesse uma memória afetiva? Traduzindo para uma linguagem mais “moderna” : comfort food.

Busquei uma receita que até onde eu sei só a minha sogra faz – e que o Renato já havia publicado aqui – o Frango à Ula. Desde que o mundo é mundo na família do marido, a receita de frango desfiado era sucesso, com parentes, amigos, velhos e crianças sempre pedindo como prato principal. E, para completar o apelo sentimental, o tal frango à Ula recebe molho de estrogonofe, o primeiro preparo que minha mãe me ensinou a fazer na vida.

Estava decidido, mais comfort food impossível. Fiz algumas substituições para tornar o prato mais leve – como a troca do creme de leite pelo requeijão light batido com leite no molho e da batata ao forno com alecrim no lugar da tradicional batata palha industrializada – lá fui eu, esta seria minha aposta.

Que, tal e qual no filme do ratinho, mostrou-se acertada. Fui a vencedora do #DesafioElectrolux, em um merecido empate com a Jaque, do Hypeness (que mostrou com muita propriedade como um hambúrguer pode ser super saudável!), e daqui a alguns dias terei o super refrigerador brilhando em minha cozinha.

O que foi o mais legal disto tudo? Foi viver esta experiência junto à minha família – que excepcionalmente me acompanhou a um evento profissional devido aos inúmeros pedidos da pequena, uma apaixonada por cozinha – e ver pessoas tão especiais à minha volta se engajando para torcer pela “receita de criança feliz”. Obrigada, a todos os envolvidos, ao André Cecilio e ao Matheus Melchior – que o destino incumbiu-se de colocar como meus assistentes na empreitada – obrigada à Electrolux, Burson-Marsteller, Le Creuset, Anhembi Morumbi. Obrigada a todos vocês que acreditam em mim.

Segue a receita, e um flash de como eu me diverti ao longo daquela noite mágica. Ao final tem o vídeo que documentou toda a minha alegria – e emoção. 🙂

FJG_5192

(foto: Juan Guerra / Electrolux)

FRANGO À ULA

INGREDIENTES

600g de filé de peito de frango (de preferencia orgânico)

Alho picado

1 Cebola inteira sem casca

1 Talo de Salsão

1 tomate médio picado em cubos grandes (sem sementes)

Cravos

1 pote de requeijão light

200 ml de leite semi desnatado

Farinha de trigo ou Amido de Milho (para engrossar)

200 g de presunto magro

250 g de muçarela light

Catchup

Mostarda

Molho Inglês

Queijo parmesão para ralar na hora

Sal

 

MODO DE FAZER:

Faça um leito com o tomate picado, o salsão, a cebola cravejada e o alho no fundo da panela de pressão e acomode os filés de frango.

Complete com água e cozinhe por 15 minutos na pressão. Retire a pressão no modo rápido, coe e reserve o caldo e desfie o frango chacoalhando o corpo da panela elétrica de pressão fechada com uma tampa.

Faça “canelones” com o presunto e queijo (o presunto por baixo) recheando com o frango desfiado. Coloque todos em um refratário e prepare o molho.

Leve o caldo reservado ao fogo e adicione duas colheres de sopa de catchup, uma colher de mostarda e uma colher de sopa de molho inglês. Engrosse com farinha de trigo (ou amido de milho) até ficar em ponto de molho. Mexa sem parar e deixe cozinhar.

Desligue o fogo e incorpore 200 ml de leite batido com o requeijão light.

Cubra os canelones com o molho, salpique queijo parmesão ralado na hora e leve ao forno para gratinar.

 

ACOMPANHAMENTO

BATATAS COM ALECRIM AO FORNO

INGREDIENTES

6 batatas inglesas médias, cortadas em cubos e pré cozidas em água salgada (e deixadas na geladeira  com água por 30 minutos)

3 dentes de alho triturados

3 colheres de sopa Azeite de Oliva Extravirgem

3 ramos de alecrim

Sal Rosa do Himalaia

Mix de Pimentas

 

MODO DE FAZER

 

Pré aqueça o forno a 200 C.

Em uma assadeira antiaderente coloque os cubos de batata deixando espaço entre eles, coloque o alho e as folhinhas dos ramos de alecrim. Regue com azeite e tempere com o mix de pimentas e sal à gosto.

Leve ao forno para assar por 30 minutos (ou até corar). Vire os cubos na metade do tempo para que eles assem de forma uniforme – e o segredo para deixar as batatas bem crocantes é espaçá-las bem enquanto assam.

Um arroz branco soltinho também cai muito bem para acompanhar o molho.

 

E agora, o vídeo do #DesafioElectrolux. Espero que gostem!

Um beijo,

flavia

PS: Se não conseguirem assistir por aqui, segue o link direto do YouTube: http://youtu.be/WOQkg1EkHkw 

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

COMO TIRAR MANCHA DE ACETONA EM MADEIRA COMO FAZER AROMATIZADOR DE AMBIENTES LIMPADOR DE ÓCULOS DE SOL E GRAU MISTURINHA PARA DESAMASSAR ROUPAS COMO DESENROLAR FILME PLÁSTICO FÁCIL COMO HIGIENIZAR COLHER DE PAU COMO LAVAR TRAVESSEIROS EM CASA COMO LIMPAR MOCHILA: PASSO A PASSO COMO TIRAR PELO DE CACHORRO DO SOFÁ COMO DESEMPERRAR GAVETA E ZÍPER
COMO TIRAR MANCHA DE ACETONA EM MADEIRA COMO FAZER AROMATIZADOR DE AMBIENTES LIMPADOR DE ÓCULOS DE SOL E GRAU MISTURINHA PARA DESAMASSAR ROUPAS COMO DESENROLAR FILME PLÁSTICO FÁCIL