Frango à Ula (foto: Juan Guerra/Electrolux)
Quem me acompanha via Instagram, Twitter ou Facebook soube que na semana passada eu participei do #DesafioElectrolux. O #DesafioElectrolux era uma competicão entre 8 blogueiros que tinham 1 hora para realizar um prato de acordo com um tema pré definido. O prato pronto, então, seria julgado e o vencedor levaria para casa o novo lançamento da marca, o super refrigerador DT52X – clica no link ao lado para ver que bacana ele é.
Para mim foi dada a missão de preparar um “Menu Kids” – e eu, com os meus botões, pensei: “Nossa! Justo um menu para crianças, onde ousar no sabor é mais complicado?“. Fiquei uns dias intrigada, pensando em qual receita fazer (e agradar!) – quando tive um estalo. Vocês assistiram ao filme Ratatouille? Lembram-se da cena na qual Remy, o rato chef, seria avaliado pelo temível crítico Anton Ego e opta por fazer um prato que tivesse uma memória afetiva? Traduzindo para uma linguagem mais “moderna” : comfort food.
Busquei uma receita que até onde eu sei só a minha sogra faz – e que o Renato já havia publicado aqui – o Frango à Ula. Desde que o mundo é mundo na família do marido, a receita de frango desfiado era sucesso, com parentes, amigos, velhos e crianças sempre pedindo como prato principal. E, para completar o apelo sentimental, o tal frango à Ula recebe molho de estrogonofe, o primeiro preparo que minha mãe me ensinou a fazer na vida.
Estava decidido, mais comfort food impossível. Fiz algumas substituições para tornar o prato mais leve – como a troca do creme de leite pelo requeijão light batido com leite no molho e da batata ao forno com alecrim no lugar da tradicional batata palha industrializada – lá fui eu, esta seria minha aposta.
Que, tal e qual no filme do ratinho, mostrou-se acertada. Fui a vencedora do #DesafioElectrolux, em um merecido empate com a Jaque, do Hypeness (que mostrou com muita propriedade como um hambúrguer pode ser super saudável!), e daqui a alguns dias terei o super refrigerador brilhando em minha cozinha.
O que foi o mais legal disto tudo? Foi viver esta experiência junto à minha família – que excepcionalmente me acompanhou a um evento profissional devido aos inúmeros pedidos da pequena, uma apaixonada por cozinha – e ver pessoas tão especiais à minha volta se engajando para torcer pela “receita de criança feliz”. Obrigada, a todos os envolvidos, ao André Cecilio e ao Matheus Melchior – que o destino incumbiu-se de colocar como meus assistentes na empreitada – obrigada à Electrolux, Burson-Marsteller, Le Creuset, Anhembi Morumbi. Obrigada a todos vocês que acreditam em mim.
Segue a receita, e um flash de como eu me diverti ao longo daquela noite mágica. Ao final tem o vídeo que documentou toda a minha alegria – e emoção. 🙂
(foto: Juan Guerra / Electrolux)
INGREDIENTES
600g de filé de peito de frango (de preferencia orgânico)
Alho picado
1 Cebola inteira sem casca
1 Talo de Salsão
1 tomate médio picado em cubos grandes (sem sementes)
Cravos
1 pote de requeijão light
200 ml de leite semi desnatado
Farinha de trigo ou Amido de Milho (para engrossar)
200 g de presunto magro
250 g de muçarela light
Catchup
Mostarda
Molho Inglês
Queijo parmesão para ralar na hora
Sal
MODO DE FAZER:
Faça um leito com o tomate picado, o salsão, a cebola cravejada e o alho no fundo da panela de pressão e acomode os filés de frango.
Complete com água e cozinhe por 15 minutos na pressão. Retire a pressão no modo rápido, coe e reserve o caldo e desfie o frango chacoalhando o corpo da panela elétrica de pressão fechada com uma tampa.
Faça “canelones” com o presunto e queijo (o presunto por baixo) recheando com o frango desfiado. Coloque todos em um refratário e prepare o molho.
Leve o caldo reservado ao fogo e adicione duas colheres de sopa de catchup, uma colher de mostarda e uma colher de sopa de molho inglês. Engrosse com farinha de trigo (ou amido de milho) até ficar em ponto de molho. Mexa sem parar e deixe cozinhar.
Desligue o fogo e incorpore 200 ml de leite batido com o requeijão light.
Cubra os canelones com o molho, salpique queijo parmesão ralado na hora e leve ao forno para gratinar.
ACOMPANHAMENTO
INGREDIENTES
6 batatas inglesas médias, cortadas em cubos e pré cozidas em água salgada (e deixadas na geladeira com água por 30 minutos)
3 dentes de alho triturados
3 colheres de sopa Azeite de Oliva Extravirgem
3 ramos de alecrim
Sal Rosa do Himalaia
Mix de Pimentas
MODO DE FAZER
Pré aqueça o forno a 200 C.
Em uma assadeira antiaderente coloque os cubos de batata deixando espaço entre eles, coloque o alho e as folhinhas dos ramos de alecrim. Regue com azeite e tempere com o mix de pimentas e sal à gosto.
Leve ao forno para assar por 30 minutos (ou até corar). Vire os cubos na metade do tempo para que eles assem de forma uniforme – e o segredo para deixar as batatas bem crocantes é espaçá-las bem enquanto assam.
Um arroz branco soltinho também cai muito bem para acompanhar o molho.
E agora, o vídeo do #DesafioElectrolux. Espero que gostem!
Um beijo,
PS: Se não conseguirem assistir por aqui, segue o link direto do YouTube: http://youtu.be/WOQkg1EkHkw