segredos do ovo cozido perfeito

ovo cozido 1

 

Na semana passada, em uma conversa com um amigo chef, saiu a seguinte frase: “Culinária é química”. E, para mim, esta é a mais pura verdade. Fazemos alquimias ao fogão transformando estado físico, sabor e textura dos ingredientes. Um ovo cozido que parece tão banal – quem nunca ouviu aquela famosa expressão “a pessoa não sabe nem fritar um ovo!” -tem seus segredos para ficar perfeito, com a gema amarelinha como a da foto.

Poucas pessoas se atentam para isso, mas o modo com o qual fazemos ovo cozido é essencial para o resultado final dele. Alguns pequenos truques e cuidados garantem que esta lindeza de ovo cozido saia da foto diretamente para o seu prato. Vamos descobrir estes segredos agora?

O método “original” é da Nigella, mas ele chegou até mim via nossa diva blogueira Tati Romano. Já fiz e refiz várias vezes e sempre deu certo.

OVO COZIDO PERFEITO

ovo cozido 5

1. Tire os ovos da geladeira e deixe-os em temperatura ambiente por 15 minutos. Isto evita o choque térmico antes de iniciar o cozimento

ovo cozido 3

2. Coloque os ovos em um recipiente com água em temperatura ambiente e uma colherzinha de bicarbonato de sódio. Leve a panela ao fogo alto, espere ferver conte 1 minuto no relógio e desligue o fogo. Deixe os ovos cozinhando na água previamente fervida por mais 10 minutos. Depois é só tirar os ovos da panela, passá-los em água fria e deliciar-se!

E de onde vem esta conversa toda de química e cozinha? Sabe aquele ovo cozido sem muito método, que quando aberto tem uma coroa verde ao redor da gema? Pois bem, a química está bem aí: a coroa verde é resultado da reação entre o enxofre de uma proteína do ovo, com o ferro de outra proteína como bem ensina a Tati na postagem dela.

ovo cozido 4

E para que o ovo cozido fique descascado perfeitamente como o da foto acima? Ah! Esta e outras dicas são o assunto do próximo vídeo do A Dica do Dia. Você não vai perder, né?

Um beijo,

flaviaovo cozido 2

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE