segredos do ovo cozido perfeito

ovo cozido 1

 

Na semana passada, em uma conversa com um amigo chef, saiu a seguinte frase: “Culinária é química”. E, para mim, esta é a mais pura verdade. Fazemos alquimias ao fogão transformando estado físico, sabor e textura dos ingredientes. Um ovo cozido que parece tão banal – quem nunca ouviu aquela famosa expressão “a pessoa não sabe nem fritar um ovo!” -tem seus segredos para ficar perfeito, com a gema amarelinha como a da foto.

Poucas pessoas se atentam para isso, mas o modo com o qual fazemos ovo cozido é essencial para o resultado final dele. Alguns pequenos truques e cuidados garantem que esta lindeza de ovo cozido saia da foto diretamente para o seu prato. Vamos descobrir estes segredos agora?

O método “original” é da Nigella, mas ele chegou até mim via nossa diva blogueira Tati Romano. Já fiz e refiz várias vezes e sempre deu certo.

OVO COZIDO PERFEITO

ovo cozido 5

1. Tire os ovos da geladeira e deixe-os em temperatura ambiente por 15 minutos. Isto evita o choque térmico antes de iniciar o cozimento

ovo cozido 3

2. Coloque os ovos em um recipiente com água em temperatura ambiente e uma colherzinha de bicarbonato de sódio. Leve a panela ao fogo alto, espere ferver conte 1 minuto no relógio e desligue o fogo. Deixe os ovos cozinhando na água previamente fervida por mais 10 minutos. Depois é só tirar os ovos da panela, passá-los em água fria e deliciar-se!

E de onde vem esta conversa toda de química e cozinha? Sabe aquele ovo cozido sem muito método, que quando aberto tem uma coroa verde ao redor da gema? Pois bem, a química está bem aí: a coroa verde é resultado da reação entre o enxofre de uma proteína do ovo, com o ferro de outra proteína como bem ensina a Tati na postagem dela.

ovo cozido 4

E para que o ovo cozido fique descascado perfeitamente como o da foto acima? Ah! Esta e outras dicas são o assunto do próximo vídeo do A Dica do Dia. Você não vai perder, né?

Um beijo,

flaviaovo cozido 2

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

COMO REMOVER MANCHA DE MAQUIAGEM DA TOALHA O QUE FAZER PARA ACABAR COM AS FORMIGAS COMO EVITAR BOLINHAS NAS ROUPAS COMO TER ARROZ SEMPRE FRESCO E SOLTINHO PARA O ALMOÇO COMO LIMPAR ESPELHOS DICAS DE COMO LIMPAR LÂMPADAS COMO REGAR AS PLANTAS DURANTE UMA VIAGEM COMO TIRAR CHEIRO DE CIGARRO DAS ROUPAS COMO LIMPAR COLCHÃO EM CASA COMO TIRAR CHEIRO DE CHULÉ DOS SAPATOS
COMO REMOVER MANCHA DE MAQUIAGEM DA TOALHA O QUE FAZER PARA ACABAR COM AS FORMIGAS COMO EVITAR BOLINHAS NAS ROUPAS COMO TER ARROZ SEMPRE FRESCO E SOLTINHO PARA O ALMOÇO COMO LIMPAR ESPELHOS