Para que tantos tipos de facas, minha gente?
É apenas uma questão estética ou há uma lógica de funcionalidade?
Por que a faca de pão é serrilhada?
São perguntas como estas que me fizeram pensar a respeito dos diferentes tipos de facas existentes no mercado e, como consequência, quais deles utilizamos no dia a dia de uma casa.
Não é necessário – e a bem da verdade, nem recomendável – que tenhamos em casa um jogo completo com todos os tipos de facas disponíveis no mercado. A ideia é, sempre, saber a funcionalidade de cada uma e ter à mão o modelo mais adequado à realização do trabalho necessário em uma cozinha.
Do mesmo modo que não precisamos ter TODOS os modelos, o extremo oposto também é ruim. Não ter nenhum deles, ou apenas um ou dois, para fazer todas as tarefas dificulta a nossa vida doméstica e faz com que seja gasto mais força e energia para realizar um trabalho, com um resultado que fique, infelizmente além do ideal.
Tudo isto posto, segue a regra de ouro – que vale tanto para facas quanto para qualquer outro instrumento de trabalho – a ferramenta adequada sempre facilita a execução e garante o melhor resultado.
Por este motivo, vamos agora conhecer os tipos de facas mais comuns e seus usos?
Além disto também selecionamos neste vídeo do A Dica do Dia os cuidados básicos de limpeza e manutenção destes instrumentos, para garantir maior durabilidade dos mesmos.
Outra dica importante é verificar a qualidade da faca na hora da compra.
Facas de qualidade, em geral, são mais caras – porém se conservadas de um modo adequado podem durar uma vida.
Por este motivo, nada de bobear. Na hora da compra, de montar ou renovar o enxoval da sua casa, faça a opção pela qualidade – e na hora de usar, lembre-se de manter o investimento feito.
Para acessar o vídeo sobre os diferentes tipos de facas e seus cuidados, segue o link direto do YouTube:
Para se inscrever no canal e não perder mais nenhum vídeo curto e direto de dicas domésticas, segue o link de inscrição:
Um beijo,