MUDANÇA DE CASA: COMO ORGANIZAR SEM TER DOR DE CABEÇA
Por Lilian Oliveira – Associada do Organizada
Para muitas pessoas, o termo mudança, pode soar como algo terrível e muito estressante. Mudar dá trabalho! E muito! Mas é possível fazer com que a mudança seja bem mais tranquila do que parece. O motivo para tanta preocupação é por não saber exatamente por onde começar.
As dicas a seguir irão te ajudar a fazer uma mudança com o mínimo de estresse possível.
Uma mudança organizada começa pelo planejamento. É necessário definir algumas coisas antes de começar a colocar tudo dentro das caixas, como por exemplo, o local e a data da mudança.
Com 1 mês:
-
Verificar o que cabe na casa nova;
-
Definir o que vai e o que não vai para a nova residência;
Depois de definir o que levar para a nova moradia, é hora de começar a embalar.
Você vai precisar de alguns itens como caixas de papelão de tamanhos variados, rolos de fita adesiva, plástico bolha e papel Kraft.
Coloque itens que pesam mais em caixas menores para facilitar o carregamento e nunca deixe uma caixa muito cheia ou muito vazia. Se não conseguir preencher todo o espaço da caixa, complete com papel ou plástico bolha.
Sempre identifique as caixas com números e com o ambiente a qual pertence ou irão pertencer na nova residência.
Faça uma lista identificando todo o conteúdo das caixas. Relacione o número da caixa com essa lista. Desta maneira fica fácil encontrar o objeto que está precisando.
Não misture itens de cômodos diferentes. Isso dificulta na hora de encontrar pois não será lógico para você estar guardado ali.
-
Retirar contas do débito automático.
Com 1 semana:
-
Trocar endereço das companhias (fazer desligamento programado);
-
Consumir os produtos da geladeira.
Com 1 dia:
-
Desligar a geladeira;
-
Separar roupas para cada membro da família e os itens de valor (devem ir com você).
-
Faça uma caixa com as coisas que você vai precisar assim que mudar para a nova casa como: itens básicos para o café da manhã, roupas de cama, roupas para três dias, objetos de higiene pessoal e brinquedos, no caso de haver crianças.
No dia da mudança:
-
Deixe pelo menos um quarto arrumado;
-
Abra a caixa do primeiro dia e coloque as coisas em seus respectivos lugares;
Organizando a casa
-
Organize começando pelo o que é mais importante;
-
Troque as fechaduras da casa.
Mudança de casa significa também mudança de vida. Se todo esse processo envolver planejamento, e for feito com muita paciência e atenção, tudo se tornará mais fácil e agradável para você e para toda a sua família.