torta arlecchino

torta arlecchino
Quinta feira passada a coluna do J.A. Dias Lopes no Paladar trazia a receita da Torta Arlequim ( Torta Arlecchino ), o novo hit para o carnaval 2011 na Itália.
Achei graça por saber que há doces inspirados especialmente na data, ainda mais homenageando meu querido Arlequim – que continua dando bandas aqui em casa. Apesar de cada vez mais restringir corantes  alimentares aqui em casa, achei graça na receita. (Lembrei-me de uma que a Elisa tinha publicado há um tempo)
Segue abaixo, tirada do site do Paladar.
Boa folia!

TORTA ARLECCHINO

Ingredientes
Para a torta
220g de açúcar
1 envelope de açúcar de baunilha
140g de manteiga em temperatura ambiente
4 ovos médios em temperatura ambiente
Casca ralada de 1 laranja
Casca ralada de 1 limão
300g de farinha de trigo
3 colheres (chá) de fermento químico em pó
100g de fécula de batata
100ml de leite em temperatura ambiente
1/4 de colher (café), ou mais, de corante alimentar azul, em pó
1/4 de colher (café), ou mais, de corante alimentar vermelho, em pó
1/4 de colher (café), ou mais, de corante alimentar azul, em pó
Manteiga para untar e farinha de trigo para polvilhar
Para a decoração
Balas coloridas
Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Preparo
Na batedeira, bata o açúcar com o açúcar de baunilha e a manteiga amolecida. Junte os ovos inteiros, sempre batendo, até obter uma consistência cremosa.
Misture as cascas raladas da laranja e do limão, depois acrescente a farinha de trigo, o fermento em pó e a fécula de batata. Coloque o leite e bata um pouco mais.
Divida a massa em quatro partes iguais e coloque-as em recipientes separados. Mantenha uma das partes com a massa natural e nas outras três misture (em cada uma delas) um pouco de corante azul, vermelho e amarelo.
Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma forma de torta com aro removível. Vá colocando as massas de diferentes cores, em camadas, às colheradas, no centro da forma, deixando um espaço vazio próximo à borda para que a massa se expanda, cobrindo todo o diâmetro da forma.
Asse em forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 50 a 60 minutos.
Desenforme a torta fria e sirva-a decorada com açúcar de confeiteiro e balas coloridas.

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE