lembranças do rocambole

Quem comeu rocambole na infância? Na casa das minhas avós todas as vezes que alguém fazia aniversário, tinha rocambole. Era assim com vocês também? Sabem fazer? Existem muitas variações de rocambole. Esse aqui da foto acabei de comprar em uma viagem para Recife e se chama bolo de rolo, uma sobremesa típica de lá, mas vamos ensinar o rocambole da vovó…
Lembram que passamos a receita de Pão-de-ló  aqui no DECORACASAS?
E para o recheio vocês podem usar goiabada em calda (dá para fazer seguindo nossas dicas de como fazer geléias) ou então comprar aquela que vem no vidro, molinha, sabem?
Vamos ao passo a passo:
1. Faça a receita do Pão-de-ló. Para assar use uma assadeira retangular que tenha as laterais bem baixas. Caso a sua tenha os lados altos, tudo bem. Você vira a assadeira ao contrário, forra com papel manteiga. Isso vale para as duas opções.
2. Espalhe a massa sobre o papel manteiga deixando bem fininha. Coloque no forno e fique muito atenta, pois assará bem rápido. Talvez leve uns 5 minutos ou retire do forno assim que estiver dourada. 
3. Corte outro papel manteiga do mesmo tamanho do anterior.
4. Retire o Pão-de-ló da forma com a ajuda de uma espátula (mantenha o papel manteiga). Coloque sobre uma superfície lisa ou sobre outra forma igual a que assou. 
5. Coloque açúcar sobre o Pão-de-ló e a outra folha de papel manteiga por cima. 
6. Vire o Pão-de-ló novamente. 
7. Retire o papel manteiga em que assou o Pão-de-ló (que agora está por cima) e espalhe o recheio sobre o bolo. 
8. Com a ajuda do segundo papel manteiga (agora em baixo do bolo), vá enrolando o Pão-de-ló  das pontas para o centro.
9. Ele está pronto. Se quiser enfeite o centro dele. 
Abraços!
Márcia e Renata

Equipe Flávia Ferrari

Engenheira por formação, Flávia Ferrari tornou-se “dona de casa profissional” por opção. Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Equipe Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

  • cupcakes de baunilhacupcakes de baunilha Quais os tipos de bolo que podem ser feitos em formas de cupcakes? Os bolos […]
  • bolosbolos Para começar bem a nossa participação no DECORACASA, vamos falar de bolos! São tantos […]
  • cupcakes de fitascupcakes de fitas Nada melhor do que reunir as amigas e se divertir com elas antes do seu casamento em um […]