piquenique cheio de boas ideias – #vivapositivamente

piquenique

Piquenique no Rio de Janeiro (foto:  Adriano Cardozo da Costa)

Na sexta passada eu participei do evento da moda: um piquenique no Rio de Janeiro. Mais um encontro bacana com o tema “Balanço Energético”,  promovido pela Coca Cola por meio do coletivo #vivapositivamente. E eu, só para variar, fiquei é de olho na decoração e nos detalhes do piquenique para mostrar tudo por aqui e sugerir ideias para que o seu piquenique fique tão lindo e encantador como foi o do #vivapositivamente.

1. Plaquinhas para fotos: estas são, definitivamente, sucesso em qualquer evento. Para fazê-las em casa vale usar um papel mais firme na impressora doméstica e arrasar. Outra alternativa simples é usar lousinhas escritas com capricho. Além de animar o pessoal a tirar fotos bonitas, serve como um bom registro de datas e local 😉

piquenique-1

(foto:  Adriano Cardozo da Costa)

2. Defina suas cores: para montar um clima harmônico e bonito vale definir no máximo duas cores como as principais do seu piquenique e depois “brincar” com tons neutros como complementares. No piquenique de sexta, o vermelho era o rei acompanhado e doses de branco e preto, e um pouco de marrom nos móveis rústicos. A tolha xadrez grandona delimitava bem o espaço e fazia com que todos entrassem no clima do piquenique.

piquenique

(foto:  Adriano Cardozo da Costa)

3. Deixe tudo à altura dos convidados: ou seja, o mais próximo possível do chão. Mesas baixas, bandejas e apoios são muito bem vindos.

piquenique

(foto:  Adriano Cardozo da Costa)

piquenique

(foto: Laila Sena)

4. Reinvente: as mesas foram feitas com carretéis de fios reciclados e pés palitos. Elas deram um super charme – juro que queria levar uma delas para casa! Note que para combinar com o espírito do piquenique foram utilizadas louças brancas (que realçavam a comida) ou acessórios em fibra natural (para conversar com as mesas)

piquenique

(foto:  Adriano Cardozo da Costa)

Assim como as mesas, estas cadeiras sem os pés – no fundo da foto – foram uma salvação para que a gente se acomodasse de uma forma confortável e pudesse desfrutar o piquenique. Achei uma sacada e tanto!

piquenique

E mais banquetas foram feitas com engradados de Coca Cola cobertos por almofadas de espuma firme revestidos com tecidos nas cores selecionadas (vermelho, preto e branco)

piquenique

(foto:  Adriano Cardozo da Costa)

5. Flores frescas são sempre bem vindas: estas colocadas nas inconfundíveis garrafinhas de Coca Cola pintadas ficaram um charme, não é? Dá para fazer em casa sem muito esforço!

piquenique

6. Transforme o simples em algo especial: uma salada de folhas convencional vira uma super salada quando colocamos um toque diferente. Pode ser um molho especial ou mesmo flores comestíveis, como estas capuchinhas. Este, definitivamente, foi o prato mais fotografado e todo o piquenique!

7.  Deixe o clima leve e descontraído: olha só o nosso clima de animação!

1039678_542535862512714_4128723967392769904_o

(foto:  Adriano Cardozo da Costa)

Mas como eu falei no início, o tema do piquenique era “Balanço Energético” e um dos convidados era o dr. Victor Matsudo, médico do esporte e ortopedista, interlocutor do programa Agita São Paulo. A fala do dr. Matsudo foi ótima e trouxe várias dicas para começarmos a praticar atividade física para nosso bem estar por 30 minutos diários, o que ele chama de atividade física espontânea e que garante uma melhor qualidade de vida para todos nós.

10582830_542537979179169_8888234437712907330_o

Dr. Victor Matsudo (foto:  Adriano Cardozo da Costa)

Confiram as dicas do Dr. Matsudo:

  • Não precisa ser um atleta ou ter um corpo de modelo para deixar de ser ocioso.
  • Para se ter uma ideia, o risco de morte de um gordo que se exercita é menor do que o de um magro sedentário.
  • Nunca é tarde para começar, nem que sejam 10 minutos de caminhada ou subir as escadas caminhando ao invés de usar o elevador ou escada rolante. Só depende de nós.
  • Depois do exercício físico, o corpo continua queimando energia. Se você come alguma coisa nesse período de 20 a 30 minutos, você interrompe o gasto calórico, então o ideal pra quem quer perder peso é esperar pra só depois ingerir qualquer coisa. Até a água de côco tem que esperar, sabia?
  • Existe a filosofia dos 30 minutos de exercícios diários, e você pode gastá-los como quiser: 30 diretão ou 3x de 10 minutos. Estudos indicaram que esses exercícios fracionados costumam gastar mais calorias do que o exercício contínuo, contrariando a crença popular. Ou seja, fazer várias caminhadas pequenas por dia pode ser mais eficaz do que correr continuamente.
  • Sedentarismo também é uma causa de morte e atinge uma parcela bem grande da população. Segundo os dados que o Dr. Matsudo trouxe, mais gente morre em decorrência de uma estilo de vida sedentário do que de diabetes, por exemplo.
  • Dicas pra se movimentar mais: fique de pé sempre que possível, ande pelo cômodo quando falar ao celular e evite as pequenas comodidades, como estacionar perto do trabalho (se você estacionar a 3 quadras, vai caminhar 6 quadras todo dia) e usar elevador (descer 3 lances de escada equivale a subir 1).

 

Tudo isto para mostrar que tanto no piquenique quanto na nossa vida diária, são as ideias simples que trazem todo o encantamento e resolvem a nossa vida.

Um beijo,

flavia

 

 

 

 

 

10649032_10204564152324648_4517935563188091085_o

Esta é a turma toda do #vivapositivamente (foto:  Adriano Cardozo da Costa)

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE