COMO ORGANIZAR DOCUMENTOS

Quando o assunto é como organizar documentos, você domina, ou já está pensando onde ele está guardado?

Se nós fizéssemos uma gincana agora, e eu te pedisse para buscar um documento específico, tipo… sua carteira de vacinação, valendo 1 milhão de reais… você ia ganhar ou perder?

Eu sei que é apenas uma brincadeira, mas tenho certeza que muita gente pensou: ihhh, acabei de perder 1 milhão de reais. Afinal, o que mais tem, é gente com documento perdido na casa.

Por isso, vou te ensinar hoje a como organizar documentos. Além de deixar tudo no seu devido lugar, com certeza você vai ganhar tempo na sua casa!

Então, bora aprender comigo a como organizar documentos?

O que eu preciso para organizar meus documentos?

Quando você pensa em como organizar documentos, o que vem na sua cabeça?

Antigamente as pessoas usavam aquelas pastas suspensas de arquivos, se lembra? Eu sei que aquilo poderia ser funcional, mas a verdade, é que hoje em dia, em muitos casos nem temos espaço para esse tipo de pasta.

Então, não se atenha a esse tipo de problema. Se você não tem espaço para usar uma pasta suspensa, pode substituir por outras opções, como vou te mostrar agora.

Caixa organizadora

Compre aqui: https://amzn.to/3hzJ6HP

Vou te contar como organizo documentos aqui em casa. Primeiramente, tenho uma caixa só de documentos.

Ela está devidamente etiquetada, para sinalizar entre todas as caixas, que é nela que estão meus documentos.

Mas, não basta ter uma caixa, e deixar todos os documentos jogados por lá. Assim, você só muda a bagunça de lugar, e continua sem achar seus documentos. Por isso, você vai precisar da ajuda desse outro amigo….

❤ Mude sua vida e economize tempo como já fez um monte de gente. Não fique para trás! Saiba mais aqui.

Saco plástico

Compre aqui: https://amzn.to/3uZwluf

Lembra aquele saco plástico que compramos para colocar na pasta escolar das crianças? Então, são eles que você vai usar para organizar os documentos.

A ideia, não é necessariamente colocar esses saquinhos em pastas, mas sim, separar os documentos dentro deles, e deixar tudo dentro da caixa organizadora.

Eu organizo os saquinhos por temas, e coloco uma folha de capa identificando o assunto. Como por exemplo: Imposto de Renda 2020/2021. Assim, quando precisar buscar esse documento, já sei onde ele vai estar.

Quanto tempo guardo os documentos?

Ok Flávia, entendi como organizar documentos, mas por quanto tempo preciso guardar essa papelada?

Depende! O ideal é guardar os documentos por 5 anos, para só então descartá-los.

Mas dependendo do documento, você consegue economizar papel. Como por exemplo, conta de telefone, TV, internet… tudo isso, é emitido um comprovante de quitação anual dos pagamentos.

Então ao invés de guardar mensalmente os comprovantes, no final do ano, você pode ficar com apenas um papel, comprovando os pagamentos do ano todo.

❤ Sua rotina pode ser diferente, muito mais prática e organizada com o meu Cronograma da Casa. Saiba mais aqui.

Manutenção dos documentos

Sim! Como já deu para perceber, documentos não são eternos! Então a minha dica é: todo ano, limpe essa caixa de documentos.

Afinal, não adianta ficar guardando papéis que não fazem mais sentido, como a garantia de um eletrodoméstico que você nem tem mais!

❤ Quer facilitar a sua vida? Então confira os meus e-books para limpar a casa usando bicarbonato de sódio e vinagre.

E no digital?

Eu gosto muito dessa dica! Tem alguns documentos que eu gosto de deixar digitalizado no computador. Assim, tenho eles em todos os formatos.

Além disso, muitas contas são pagas pela internet, então é importante guardar esses comprovantes de pagamento também!

A ideia de organização, segue a mesma do documento físico, tudo separado por pastas, para deixar sua vida mais simples.

Então, bora deixar os documentos organizados? Pode não valer um milhão de reais, mas com certeza, vai te fazer ganhar muito tempo em casa!

Beijos e até a próxima!

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE