glossário de confeitaria

Pensamos hoje em decifrar algumas palavras do “confeitês”. Fizemos uma lista com nomes de sobremesas, termos usados nas receitas de doces e equipamentos. Vai ajudar na hora de escolher a sobremesa no cardápio do restaurante e quando forem fazer suas próprias receitas. 
Até a próxima semana. 
Márcia e Renata 
Brioche – pãozinho doce. A massa é bem parecida com a do panetone (ou melhor, o panetone que se parece com brioche!) 

Coulis – fruta batida formando um creminho. Pode ter um pouco de açúcar. Usada para decorar pratos e acompanhar doces em geral. 
Creme Bruleé – parece com um pudim. Feito de creme de leite, leite, gemas e açúcar com uma camada de açúcar caramelado com maçarico 
Creme de confeiteiro – creme básico da confeitaria feito com leite, açúcar, amido de milho e baunilha. 
Crumble – é aquela farofinha feita de farinha, manteiga e açúcar que vai em cima de doces, como a cuca. 
Entremet – tortas feitas na maioria das vezes de uma camadinha de bolo com mousses por cima. Pode ter recheios variados e cobertura. 
Fondant – aquele creme branquinho que vai por cima das bombas. Feito de açúcar e água. 
Fouet – batedor de arame (ou silicone) usado para bater chatilly e claras em neve e mil outras coisas 
Infusão – misturar um líquido com ervas, raspas ou especiarias para dar sabor a uma receita 
Ganache – basicamente mistura de chocolate derretido com creme de leite. Pode ser saborizado com ervas e bebidas. É a base da trufa. 
Gianduia – é a mistura de chocolate com avelãs. 
Glaçagem – usada na cobertura de bolos e tortas. Pode ser feita de frutas ou chocolate. 
Macarons – biscoito típico francês feito com merengue, farinha de amêndoas e açúcar de confeiteiro. Parece um hamburguinho. Veja a foto. 
Madeleine – é um bolinho típico francês assado em forminhas com formato de conchas. 
Manteiga em ponto de pomada – o próprio nome diz tudo. Algumas receitas pedem esse ponto, mas nada mais é do que aquela manteiga que você deixou fora da geladeira e está bem cremosa. 
Massa choux – massa de Carolina e bomba. 
Merengue – claras batidas com açúcar três tipos: Francês (usado para fazer suspiros – claras em neve com açúcar) Suíço (claras batidas com açúcar em banho Maria – usado para confeitar), Italiano (claras em neve batidas com calda quente de açúcar – mais conhecido por marshmallow – daquele para cobrir bolos) . 
Pão de ló – já apresentamos aqui. Bolo feito exclusivamente de ovos, farinha e açúcar. 
Petit four – biscoitinhos. 
Praliné – pasta feita de amêndoas com calda de açúcar (pode ter variações, como castanha do Pará). 
Ramequim – potinho redondo de bordas plissadas usado para suflês. 
Semi-freddo – sorvete típico italiano muito saboroso que é servido cortado em fatias e tem como característica não gelar tanto na boca. 
Silpat – tapete de silicone muito usado por confeiteiros. É colocado sobre a assadeira e substitui o papel manteiga para assar biscoitos e outras preparações. Já pode ser encontrado em versões mais acessíveis e é extremamente útil mesmo em casa. 
Sorbet x sorvete – o sorvete tem como base um creme feito de creme de leite, açúcar e ovos enquanto que o sorbet tem como base a água com açúcar. 
Tarte tartin – torta típica francesa com uma base de massa que lembra a massa folhada e muita maçã em cima. Delícia! 
Temperar o chocolate – o chocolate puro (sem gordura hidrogenada) quando derretido precisa passar por choques de temperatura (quente/frio) para que seus cristais mais finos possam ser formados novamente e assim ter um chocolate brilhante 
Tuile – biscoitinho super fino, que de tão fino pode ser enrolado. Muito usado como decoração 
Zest – mais conhecido por nós como raspinhas (de limão, laranja etc)

Equipe Flávia Ferrari

Engenheira por formação, Flávia Ferrari tornou-se “dona de casa profissional” por opção. Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

COMO REMOVER MANCHA DE MAQUIAGEM DA TOALHA O QUE FAZER PARA ACABAR COM AS FORMIGAS COMO EVITAR BOLINHAS NAS ROUPAS COMO TER ARROZ SEMPRE FRESCO E SOLTINHO PARA O ALMOÇO COMO LIMPAR ESPELHOS DICAS DE COMO LIMPAR LÂMPADAS COMO REGAR AS PLANTAS DURANTE UMA VIAGEM COMO TIRAR CHEIRO DE CIGARRO DAS ROUPAS COMO LIMPAR COLCHÃO EM CASA COMO TIRAR CHEIRO DE CHULÉ DOS SAPATOS
COMO REMOVER MANCHA DE MAQUIAGEM DA TOALHA O QUE FAZER PARA ACABAR COM AS FORMIGAS COMO EVITAR BOLINHAS NAS ROUPAS COMO TER ARROZ SEMPRE FRESCO E SOLTINHO PARA O ALMOÇO COMO LIMPAR ESPELHOS