A quantidade de cogumelos existentes em nosso planeta é estimada em cerca de 3500 variedades, incluindo os venenosos, os alucinógenos, os ornamentais, os medicinais e, para mim, os mais importantes, os comestíveis.
Dentre os principais cogumelos comestíveis, podemos encontrar nos supermercados os champinhons de Paris, os shitakes e os shimejis, incluindo as variações branca e salmão.
Essas pequenas árvores, na verdade, são alimentos muito poderosos pois são bem pouco calóricos (cerca de 35 calorias para uma porção de 100g, em média) e contêm alto teor proteico. Alguns estudos dizem que quatro colheres de sopa destes cogumelos equivalem a um bife de carne vermelha pequeno.
Nossa, quanta teoria! Me deu fome! Inspirado por esses pequenos vegetais de formato exótico e minha sede por aprender os segredos da culinária que preparei esta receita.
É muito simples e rápida! Espero que gostem!
Ingredientes:
– 500g de massa seca de sua preferência
– 100 a 150g de champinhom de Paris
– 100 a 150g de shimeji
– 100 a 150g de shitake
– 1 caixinha de creme de leite
– 1 tomate sem semente picadinho
– 1 colher generosa de sopa de manteiga
– Shoyo
– Sal
– Salsinha
Modo de preparo:
Em uma frigideira grande, coloque a manteiga e deixe derreter.
Lave e pique o shimeji e o shitake. Deixe escorrer bem e coloque na panela com a manteiga para refogar.
Quando os cogumelos começarem a amolecer, acrescente os champinhons de Paris (isso se você utilizar aqueles em conserva, no caso de champinhons frescos, coloque-os desde o início com os outros cogumelos) e coloque bastante shoyo até toda a mistura ficar bem escura. Abaixe o fogo e deixe ferver por alguns minutos. Nos instantes finais, acrescente o tomate picadinho.
Em uma outra panela, coloque a água, com sal e azeite para ferver e cozinhe a massa. Quando estiver no ponto, retire do fogo e escorra.
Coloque a massa em uma travessa, coloque o molho de cogumelos por cima e acrescente o creme de leite. Misture bem.
Acerte o sal, se necessário, e salpique a salsinha por cima.
Abraços
Renato