risoto de arroz integral na panela de pressão

Todo mundo já deve ter ouvido falar dos benefícios do arroz integral. As principais vantagens deste em relação ao arroz branco são a maior concentração de nutrientes, fibras e vitamina B1, além disso ele não contém glúten. Por essas razões ele é muito indicado para dietas.
Apesar de gostar deste tipo de arroz, sempre fiquei intrigado com a falta de criatividade em relação ao seu preparo. Basicamente, ele é oferecido apenas cozido e temperado com sal. Em algumas poucas ocasiões, geralmente em restaurantes naturais, tipos de grãos eram adicionados, como semente de girassol, linhaça, etc.
Bom, esse inconformismo acabou esta semana. Após pesquisar um pouco, misturei algumas ideias que encontrei na internet e cheguei a esta receita.
Trata-se de uma boa pedida para ter uma refeição saudável e saborosa.
Ingredientes:
– 2 xícaras de arroz integral
– 5 xícaras de água
– 3 dentes de alho picados
– 1 cebola média picada
– 2 tomates sem semente e sem pele picados
– 2 talos de alho poró picados em rodelas
– salsinha à gosto
– sal à gosto
– azeite
Modo de Preparo:
Lave bem o arroz e esprema para tirar o excesso de água.
Aqueça uma frigideira e coloque o arroz direto na panela. Deixe ele secar e começar a fritar. Esse passo é muito importante para mantê-lo soltinho. Além disso, após este processo, você pode guardá-lo em geladeira para utilizar futuramente.
Em uma panela de pressão, coloque um pouco de azeitei e refogue o alho e a cebola. Quando eles estiverem começando a dourarem, adicione o alho poró, o tomate e a salsinha. Misture bem.
Adicione o arroz e a água. A proporção para o preparo do arroz integral é de uma unidade de arroz para 2 e 1/2 de água. Acrescente o sal e dê uma leve mexida em tudo.
Feche a panela e deixe cozinhar. Quando começar a apitar, deixe mais 20 minutos.
Passado este tempo, desligue o fogo e deixe a panela esfriar por mais 10 minutos.
Agora é só abrir e comer.
Bom apetite!
Abraços
Renato

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE