festas: das discotecas aos dias de hoje

Tal qual muda a moda, mudam as festas também.
Eu estava entrando na adolescência nos anos 70. Era época das Discotecas. As músicas eram ótimas. Mas vamos relembrar alguns detalhes das festas.
Os bolos como eram? Levavam muita glacê, decorados com flores, de modo geral retangulares e grandes. Um andar só e um único plano! Mas lembro também de um bolo de uma amiga em sua festa de 14 anos: era todo branco, redondo, enfeitado com fitas de coco. Ah, era lindo demais! Lembram das fitas de coco que postamos aqui? Pois é, foi feito baseado na boa lembrança desse bolo.
Isso muda nos anos 80. Entra a perspectiva. Para as crianças era a época do programa O Balão Mágico e outros infantis dos quais podemos lembrar o exagero das cores e imagens. Nas festas se repetia tal estilo e as decorações eram feitas todas com bonecos de isopor!
Fim dos 90 e começo de 2000 chega a febre dos buffets infantis. Muita brincadeira para as crianças. As festas de adultos ganham requinte e aperfeiçoamento da decoração. De lá para cá a gastronomia cresceu muito no país e a qualidade tanto do alimento, quanto de sua apresentação não mais deixaram a desejar se comparadas aos padrões europeus, tidos como referência. As festas de 15 anos voltam a ganhar destaque. Festas viram grandes eventos e seus detalhes pensados e repensados para que cada elemento tenha uma função: a escolha do tema, das cores, na forma de apresentar cada doce, etc.
E agora? Bem, estamos entrando numa época em que pensamos nos excessos cometidos, nos desperdícios de energia. Refletimos e questionamos o propósito de cada coisa que produzimos, na qualidade do que vamos comer, se é saudável ou não. São tempos de aliar as conquistas técnicas, o prazer de um alimento feito com todo carinho e destacar a beleza de cada um deles, pois somos de um tempo em que a imagem harmônica é buscada à exaustão. Somos o resultado dos efeitos dos avanços dos computadores na produção de imagens gráficas. Isso nos influencia muito.
Mostro para vocês um exemplo nosso desse tipo de mesa de doces usando este conceito. Passo também o link de blogs de quem trabalha desta forma. Um deles que, alias, adoramos, é de Amy Atlas. Ela é de Nova York e tem feito absoluto sucesso com suas mesas. Vejam como cada doce é destacado e ao mesmo tempo o efeito visual do todo é agradável ao olhar, sem dar a sensação de que estamos vendo algo rococó.
Cada época tem seu encanto e uma direção.
Vivemos em novos tempos e com novas exigências.
Vamos fazer história?
 Márcia e Renata

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

LIMPADOR DE ÓCULOS DE SOL E GRAU MISTURINHA PARA DESAMASSAR ROUPAS COMO DESENROLAR FILME PLÁSTICO FÁCIL COMO HIGIENIZAR COLHER DE PAU COMO LAVAR TRAVESSEIROS EM CASA COMO LIMPAR MOCHILA: PASSO A PASSO COMO TIRAR PELO DE CACHORRO DO SOFÁ COMO DESEMPERRAR GAVETA E ZÍPER 7 MENTIRAS SOBRE O VINAGRE (E 1 VERDADE) COMO TIRAR CHEIRO DE MALA
LIMPADOR DE ÓCULOS DE SOL E GRAU MISTURINHA PARA DESAMASSAR ROUPAS COMO DESENROLAR FILME PLÁSTICO FÁCIL COMO HIGIENIZAR COLHER DE PAU COMO LAVAR TRAVESSEIROS EM CASA