Na semana passada, meu filho fez um trabalho sobre imigração. O grupo dele pesquisou sobre os espanhóis. É claro que a minha parte foi fazer um doce típico espanhol.
Encontrei em um livro de uma amiga: “As melhores receitas da cozinha espanhola” a Torta de Santiago. A primeira notícia dessa torta data do século XVI na cidade de Santiago de Compostela. Ela é feita de amêndoas e ovos e tem uma Cruz de Santiago representada na sua superfície.
Receita
Ingredientes:
Massa
– 1 ovo
– 1 colher de chá de canela em pó
– ¾ xícara de açúcar
– 1 xícara de farinha
Recheio:
2 1/3 xícaras de amêndoas (360g)
4 ovos
1 ½ xícara de açúcar
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de sopa de casca de limão
3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro para polvilhar
Modo de Fazer:
Massa: Misture o ovo, canela e o açúcar. Acrescente aos poucos a farinha até ela desgrudar da vasilha. Abra com um rolo entre dois sacos de freezer e coloque no fundo de uma fôrma de torta de 24cm de diâmetro untada de manteiga e enfarinhada.
Recheio: coloque as amêndoas em água fervendo por 1 minuto. Escorra e remova a sua pele. Seque com papel e leve ao liquidificador ou processador triturando até que se torne uma farinha bem fina. Na batedeira, junte os ovos, açúcar, raspas de limão e canela e bata bastante até que a mistura se torne esbranquiçada e firme. Acrescente 2 xícaras de amêndoas na massa mexendo delicadamente. Coloque essa mistura na fôrma, polvilhe com o restante da farinha de amêndoas e leve ao forno pré-aquecido a 200º C por aproximadamente 40 min.
Retire a torta do forno e polvilhe o açúcar de confeiteiro usando uma cartolina em formato de Cruz de Santiago como molde.
Ficou uma delícia.
Até a próxima semana
Márcia e Renata