torta de santiago

Na semana passada, meu filho fez um trabalho sobre imigração. O grupo dele pesquisou sobre os espanhóis. É claro que a minha parte foi fazer um doce típico espanhol. 

Encontrei em um livro de uma amiga: “As melhores receitas da cozinha espanhola” a Torta de Santiago. A primeira notícia dessa torta data do século XVI na cidade de Santiago de Compostela. Ela é feita de amêndoas e ovos e tem uma Cruz de Santiago representada na sua superfície. 
Receita 
Ingredientes: 
Massa 
– 1 ovo 
– 1 colher de chá de canela em pó 
– ¾ xícara de açúcar 
– 1 xícara de farinha 
Recheio: 
2 1/3 xícaras de amêndoas (360g) 
4 ovos 
1 ½ xícara de açúcar 
1 colher de chá de canela em pó 
1 colher de sopa de casca de limão 
3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro para polvilhar 
Modo de Fazer: 
Massa: Misture o ovo, canela e o açúcar. Acrescente aos poucos a farinha até ela desgrudar da vasilha. Abra com um rolo entre dois sacos de freezer e coloque no fundo de uma fôrma de torta de 24cm de diâmetro untada de manteiga e enfarinhada. 
Recheio: coloque as amêndoas em água fervendo por 1 minuto. Escorra e remova a sua pele. Seque com papel e leve ao liquidificador ou processador triturando até que se torne uma farinha bem fina. Na batedeira, junte os ovos, açúcar, raspas de limão e canela e bata bastante até que a mistura se torne esbranquiçada e firme. Acrescente 2 xícaras de amêndoas na massa mexendo delicadamente. Coloque essa mistura na fôrma, polvilhe com o restante da farinha de amêndoas e leve ao forno pré-aquecido a 200º C por aproximadamente 40 min. 
Retire a torta do forno e polvilhe o açúcar de confeiteiro usando uma cartolina em formato de Cruz de Santiago como molde. 
Ficou uma delícia. 
Até a próxima semana 
Márcia e Renata 

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

O QUE FAZER PARA ACABAR COM AS FORMIGAS COMO EVITAR BOLINHAS NAS ROUPAS COMO TER ARROZ SEMPRE FRESCO E SOLTINHO PARA O ALMOÇO COMO LIMPAR ESPELHOS DICAS DE COMO LIMPAR LÂMPADAS COMO REGAR AS PLANTAS DURANTE UMA VIAGEM COMO TIRAR CHEIRO DE CIGARRO DAS ROUPAS COMO LIMPAR COLCHÃO EM CASA COMO TIRAR CHEIRO DE CHULÉ DOS SAPATOS COMO TIRAR MANCHA DE ACETONA EM MADEIRA
O QUE FAZER PARA ACABAR COM AS FORMIGAS COMO EVITAR BOLINHAS NAS ROUPAS COMO TER ARROZ SEMPRE FRESCO E SOLTINHO PARA O ALMOÇO COMO LIMPAR ESPELHOS DICAS DE COMO LIMPAR LÂMPADAS