o que guardar depois de uma obra

Que lindo! 
A obra acabou, os transtornos passageiros passaram (a duras penas) e ficaremos com os benefícios (permanentes).
Mas o que fazer com o material que sobrou da obra? Por melhor o nosso planejamento, sempre teremos algumas sobras.
O que vale a penas guardar? E como guardar?
Vamos lá?
Tintas: 
de acordo com o blog da Coral, as sobras de tintas devem ser armazenadas em lugar bem seco e coberto, na posição vertical. Estar bem tampadas é fundamental para evitar que a tinta entre em contato com o ar e podem criar uma película resultante da ação com o ar.  Esmalte, tinta a óleo e vernizes podem ser armazenados com uma película de aguarráz para evitar o contato com o ar.
E, se não for usar mesmo, doe.
Energia fluindo, espaço liberado. 
Tudo de bom.
Argamassas e cimentos:
Da minha época de engenharia, eu já sabia: uma vez abertos, estes materiais “tem prazo de validade”. Sofrem as reações químicas com a água presente no ar e vão, aos poucos, perdendo suas propriedades. 
Doe ou descarte em locais/caçambas autorizados – pense em descarte correto.
Gesso: 
Vale guardar placas inteiras ou maiores para alguns reparos em forros do material. Mas pense bem como armazenar, são super frágeis.
Em outra situação, descarte. Mas atente bem onde vai descartar. É um dos materiais mais difíceis de se descartar. Procure descartes, caçambas, certificados para isto.
Azulejos, pisos e revestimentos:
Estes sempre merecem um espaço em seu depósito, pois podem ser necessárias reposições.
Guarde bem embalados, em lugares secos e sem movimentação para que as peças estejam intactas se forem utilizadas. 
E agora? Aproveite sua obra, que acabou de ficar pronta!
Beijocas

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE