comida junina e coerência

Sábado passado aconteceu a primeira festa junina na escola nova da pequena.
Pela primeira vez teríamos uma festa aberta, com a participação dos pais (na escola anterior as festas eram “fechadas”para as crianças e professores).
A ansiedade e a mobilização eram grandes. A pequena queria viver tudo com intensidade, da preparação das prendas (dei uma sorte danada, tínhamos que contribuir na barraca “Feito à mão”:) à escolha da roupa para dançar a “Ciranda de Tarituba”. Senti que foi um ritual de passagem, um passo em direção à vida adulta, às novas relações e responsabilidades da minha filha.

Eu me envolvi completamente no processo, porque lá nos primórdios, enquanto eu era executiva e muito antes de engravidar, era o que eu tinha desejado: vivenciar a minha maternidade.  Agora, passados mais de 7 anos do resultado positivo do beta HCG, eu não estava só à disposição da barriga, também em transformei como mulher e profissional. E nesta semana eu tinha um compromisso de trabalho muito bacana, que iria me levar para longe durante alguns dias, chegando à tempo da dança da ciranda.
Declinei.
Mas meu coração me dava razão. Coerência, para mim, seria viver este momento singelo de ser mãe. Desejei isto por mais de 7 anos e sei que este pequeno momento não volta mais.
As crianças crescem, o tempo passa, o dinheiro vai e vem.
Nossas memórias ficam enquanto o nosso coração pulsa.
Para resumir a história: comprei a saia longa sozinha, mas a camiseta branca, os sapatos e as flores para o cabelo foram escolhidos juntos. Levei prendas feitas por mim para a escola e a pequena, com orgulho, mostrava para as amigas e professoras e dizia que tinha ajudado em algumas delas.  Passamos a manhã de sexta fazendo juntas um brownie integral – que coloquei em uma forma muito grande e ficou baixo – e compramos juntas todos os ingredientes para fazer a paçoquinha de colher. Só não fizemos isto também porque a pequena tinha que ir para a escola (quem preparou tudo divinamente foi a Maria, obrigada).
Gastei bem mais do que se tivesse comprado uma caixa de paçocas e outra de pé de moleque. Mas voltando para a história da coerência, vamos fazer os quitutes!
Não era eu quem sempre quis ter uma casa com cheiro de comida de dar água na boca, porque a comida da infância é que cria a memória gustativa/afetiva do comer?
Ser coerente, para mim, era ir assistí-la dançar, crescida com seu batonzão vermelho. Mas antes ter vivido plenamente todos estes momentos.
Porque, ao final, a gente constata que o tempo passou.
E que eu já estou com saudades daquele sábado de dança, precedido de tantos preparativos, enquanto choro e escrevo estas linhas.
Um beijo grande
A receita da paçoquinha de colher (maravilhosa e super fácil) é da Laura Estima, da Doce de Laura:
Ingredientes
(para 20 porções)
2 lata(s) de leite condensado
2 colher(es) de sopa de margarina
2 gemas
1 xícara(s) de chá de amendoim torrado e moído sem casca
Modo de preparo
Junte todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso (eu uso a de pressão) e leve ao fogo. Deixe ferver, mexendo sempre. Ao apurar, a mistura dá uma ligeira encorpada. Quando estiver nesse ponto, retire do fogo. Em seguida, despeje a paçoquinha em copos plásticos transparentes ou copinhos de cachaça. Decore com amendoim e sirva com uma colher de chá.

Um beijo,

flavia

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

2 DICAS PARA LIMPAR O MICRO-ONDAS COMO LIMPAR A GARRAFA TÉRMICA 5 DICAS RÁPIDAS PARA FAZER EM CASA RECEITA DE SMOOTHIE REFRESCANTE COMO TIRAR CHEIRO RUIM DE ROUPA DICA DE AROMATERAPIA PARA DORMIR MELHOR COMO CUIDAR DE ORQUÍDEAS COMO CONSERVAR AS BANANAS POR MAIS TEMPO COMO DOBRAR TOALHA DE BANHO EM ROLINHO 5 DICAS PARA DEIXAR O QUARTO LIMPO E ORGANIZADO
2 DICAS PARA LIMPAR O MICRO-ONDAS COMO LIMPAR A GARRAFA TÉRMICA 5 DICAS RÁPIDAS PARA FAZER EM CASA RECEITA DE SMOOTHIE REFRESCANTE COMO TIRAR CHEIRO RUIM DE ROUPA