Trevos de quatro folhas tem uma aura mágica nas crianças – e, convenhamos, nos adultos também.
A antiga tradição celta diz que eles trazem boa sorte, e há várias interpretações para isto:
Toda esta badalação em torno da planta e de suas propriedades de sorte vem do fato do trevo de quatro folhas ser uma anomalia genética ao tradicional trevo com três folhas – a quarta folha é rara e seria o sinal de sorte – para cada 10.000 trevos de três folhas existe apenas 1 trevo com quatro folhas. A espécie da foto acima é a chamada falso Trevo de Quatro Folhas (Oxalis tetraphylla), diferenciado do trevo raro por ter seu miolo roxo e flores vermelhas. O cultivo desta espécie é simples, exigindo apenas rega constante (ao menos três vezes por semana) e oito horas de escuridão para que a planta “durma”(conforme cai a tarde as folhas se fecham, como se fossem para a cama)
Esta muda minha filha ganhou como simpática lembrancinha da festa de aniversário de uma amiga com um bilhete “semeando amor”. Plantamos e, para a alegria da pequena, logo apareceram as quatro folhas a alegria e a mística da boa sorte brilharam nos olhos da pequena.
Falso ou não, este trevo de quatro folhas cumpriu a risca sua função de trazer encanto à vida de minha filha (e à minha).
Um grande beijo