organizar é preciso

quadro de força1

 

Algumas coisas parecem básicas, mas sabe-se lá por que deixamos de lado. Na manutenção doméstica, infelizmente deixamos passar batido alguns detalhes importantes e só vamos nos dar conta disto na “hora do aperto”. Um exemplo clássico é a análise do quadro de força.

Muitos eletricistas fazem o serviço de instalação do quadro e não identificam adequadamente os disjuntores ou acabam os identificando de forma pouco permanente (já vi vários serem feitos com fita crepe escrita com caneta esferográfica azul – uma combinação que perde a cola ao longo do tempo, talvez antes mesmo da tinta da caneta desbotar!). Por este motivo é super importante estarmos atentos à correta identificação de cada componente do quadro.

Além disso, há uma hierarquia de cores de cada cabo elétrico que um eletricista bem capacitado deve seguir para montar a instalação elétrica de uma residência,  a saber:

TIPOS-DE-CABOS-NEUTRO

TIPOS-DE-CABOS-VERDE-PE

CABO-TERRA-VERDE-AMARELO

TIPOS-DE-CABOS-DE-FASE

(imagens)

Ou seja, nada de escolher qualquer cor para realizar o cabeamento da sua casa – há regras claras para tal, um denominador comum para que todo mundo se entenda. Olho vivo!

São nestes pequenos detalhes que mora a diferença.

Um beijo,

flavia

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE