Já passamos as 5 dicas rápidas para colocar a casa em ordem neste início de ano. Mas uma das “tarefas” que devem ser revisadas, ao menos uma vez por ano é a caixinha de remédios doméstica.
Por mais que compremos medicamentos com parcimônia, sempre existem remédios vencidos em nossa casa e é por este motivo que esta “revisão anual” (ao menos) se faz tão importante, evitando que estes medicamentos sem função ocupem espaço desnecessário em nossa casa e – pior ainda – sejam consumidos fora do seu prazo de validade.
Mas, uma vez feita a seleção dos remédios vencidos a serem descartados, segue a dúvida: como fazê-lo de forma correta?
Nenhum remédio vencido deve ser descartado no lixo comum, tampouco no vaso sanitário ou pelo esgoto. O correto é retornar estes medicamentos para uma rede de drogarias que, por sua vez, deve encaminhá-los para uma empresa especializada em transporte e icineracão deste tipo de resíduo químico.
Notem que ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro quebrados devem ser levados à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios, pois tratam-se de resíduos diferentes com descarte distinto. Além disso, eles podem machucar quem irá manuseá-lo, por isto devem estar bem protegidos para não causar acidentes. E embalagens antigas de remédios vencidos NÃO devem ser reaproveitadas para armazenamento de outras substâncias – esta prática pode resultar em contaminação sem que você se dê conta!
Além das farmácias, há algumas opções de descarte de remédios vencidos, como hospitais e postos de saúde ( como ocorre em alguns estados, informe-se em sua região).
Vale a pena fazer tudo direitinho – e o início do ano é um ótimo período para isso.
Um beijo,