macarrão de forno com abóbora

receita de macarrão de forno com abóbora

 

Sábado foi dia de muita mão na massa aqui em casa. Finalmente comprei a estante tipo livreiro – ou miele – que queria colocar na cozinha e com a chegada do móvel promovi uma revolução na ordem dos utensílios – trabalhei MUITO mas o resultado também ficou MUITO legal (mostrarei em breve). À noite eu estava só o e cogitei pedir uma pizza mas, honestamente, queria algo mais para acarinhar meu estômago e meu corpo cansado.Lembrei que na geladeira havia um pacote de abóbora japonesa cortada e decidi testar esta receita de macarrão de forno com abóbora que tinha lido no último livro da Rita Lobo, o Pitadas da Rita.

macarrão de fornoComo foi tudo no improviso, adaptei a receita àquilo que tinha em casa sem grandes expectativas, principalmente por achar que o macarrão de forno ficaria duro. Qual foi a minha surpresa  quando, na primeira garfada, senti aquele gosto de comida caprichada e requintada mesmo sendo muito simples de fazer. Só posso dizer que este macarrão de forno entrou definitivamente para o meu cardápio.

MACARRÃO DE FORNO COM ABÓBORA

(Receita adaptada do livro Pitadas da Rita, da Rita Lobo)

PARA A ABÓBORA

500g de abóbora japonesa descascada e cortada em cubos (comprada assim no supermercado 😉 )

3 colheres de chá de alho triturado

3 colheres de sopa de azeite

Ervas de provence desidratadas

Sal e mix de pimentas moídas na hora

 Modo de Fazer

Preaqueça o forno a 200 C.

Em uma assadeira retangular antiaderente – eu usei silpat em uma assadeira comum para não grudar – coloque os cubos de abóbora deixando espaço entre elas. Distribua o alho triturado sobre os cubos de abóbora e polvilhe com as ervas de provence. Regue com azeite e e tempere com sal e pimenta à gosto.

Leve ao forno para assar por 30 minutos.

PARA O MACARRÃO E O MOLHO

4 xícaras de chá de macarrão do tipo farfalle

1 ovo

3 xícaras de chá de leite

2 colheres de sopa de sal

3/4 xícara de chá de queijo parmesão ralado

2 colheres de sopa de licor de amêndoas

sal e mix de pimentas moídas na hora para temperar

Modo de fazer

10 minutos após colocar a abóbora no forno, leve ao fogo alto uma panela com 3 litros de água. Assim que levantar fervura coloque as2 colheres de sopa de sal. Depois coloque o macarrão e deixe cozinhar pela metade do tempo sugerido na embalagem – a finalização do cozimento acontecerá no forno .

Enquanto o macarrão cozinha, prepare o molho : misture o ovo com o leite e 1/4 de xícara do parmesão ralado. Junte o licor de amêndoas e tempere com sal e pimenta.

Assim que der o tempo, desligue o fogo, escorra a água e volte com o macarrão à panela. Misture o molho ao macarrão escorrido e coloque os pedaços de abóbora. Reserve alguns para decoração.

macarrão de fornoTransfira o macarrão para refratários individuais – eu gosto mais! – ou coloque tudo em um grande refratário, decore com a abóbora e polvilhe com o restante do parmesão. Leve ao forno pré aquecido a 180 C para terminar de cozinhar e gratinar.

Nhami!

Ficou pronto seu macarrão de forno: D-I-V-I-N-O e combinou super bem com um vinho tinto chileno Carmenère.

Bom apetite!

flavia

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE