macarrão de forno com abóbora

receita de macarrão de forno com abóbora

 

Sábado foi dia de muita mão na massa aqui em casa. Finalmente comprei a estante tipo livreiro – ou miele – que queria colocar na cozinha e com a chegada do móvel promovi uma revolução na ordem dos utensílios – trabalhei MUITO mas o resultado também ficou MUITO legal (mostrarei em breve). À noite eu estava só o e cogitei pedir uma pizza mas, honestamente, queria algo mais para acarinhar meu estômago e meu corpo cansado.Lembrei que na geladeira havia um pacote de abóbora japonesa cortada e decidi testar esta receita de macarrão de forno com abóbora que tinha lido no último livro da Rita Lobo, o Pitadas da Rita.

macarrão de fornoComo foi tudo no improviso, adaptei a receita àquilo que tinha em casa sem grandes expectativas, principalmente por achar que o macarrão de forno ficaria duro. Qual foi a minha surpresa  quando, na primeira garfada, senti aquele gosto de comida caprichada e requintada mesmo sendo muito simples de fazer. Só posso dizer que este macarrão de forno entrou definitivamente para o meu cardápio.

MACARRÃO DE FORNO COM ABÓBORA

(Receita adaptada do livro Pitadas da Rita, da Rita Lobo)

PARA A ABÓBORA

500g de abóbora japonesa descascada e cortada em cubos (comprada assim no supermercado 😉 )

3 colheres de chá de alho triturado

3 colheres de sopa de azeite

Ervas de provence desidratadas

Sal e mix de pimentas moídas na hora

 Modo de Fazer

Preaqueça o forno a 200 C.

Em uma assadeira retangular antiaderente – eu usei silpat em uma assadeira comum para não grudar – coloque os cubos de abóbora deixando espaço entre elas. Distribua o alho triturado sobre os cubos de abóbora e polvilhe com as ervas de provence. Regue com azeite e e tempere com sal e pimenta à gosto.

Leve ao forno para assar por 30 minutos.

PARA O MACARRÃO E O MOLHO

4 xícaras de chá de macarrão do tipo farfalle

1 ovo

3 xícaras de chá de leite

2 colheres de sopa de sal

3/4 xícara de chá de queijo parmesão ralado

2 colheres de sopa de licor de amêndoas

sal e mix de pimentas moídas na hora para temperar

Modo de fazer

10 minutos após colocar a abóbora no forno, leve ao fogo alto uma panela com 3 litros de água. Assim que levantar fervura coloque as2 colheres de sopa de sal. Depois coloque o macarrão e deixe cozinhar pela metade do tempo sugerido na embalagem – a finalização do cozimento acontecerá no forno .

Enquanto o macarrão cozinha, prepare o molho : misture o ovo com o leite e 1/4 de xícara do parmesão ralado. Junte o licor de amêndoas e tempere com sal e pimenta.

Assim que der o tempo, desligue o fogo, escorra a água e volte com o macarrão à panela. Misture o molho ao macarrão escorrido e coloque os pedaços de abóbora. Reserve alguns para decoração.

macarrão de fornoTransfira o macarrão para refratários individuais – eu gosto mais! – ou coloque tudo em um grande refratário, decore com a abóbora e polvilhe com o restante do parmesão. Leve ao forno pré aquecido a 180 C para terminar de cozinhar e gratinar.

Nhami!

Ficou pronto seu macarrão de forno: D-I-V-I-N-O e combinou super bem com um vinho tinto chileno Carmenère.

Bom apetite!

flavia

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

COMO REMOVER MANCHA DE MAQUIAGEM DA TOALHA O QUE FAZER PARA ACABAR COM AS FORMIGAS COMO EVITAR BOLINHAS NAS ROUPAS COMO TER ARROZ SEMPRE FRESCO E SOLTINHO PARA O ALMOÇO COMO LIMPAR ESPELHOS DICAS DE COMO LIMPAR LÂMPADAS COMO REGAR AS PLANTAS DURANTE UMA VIAGEM COMO TIRAR CHEIRO DE CIGARRO DAS ROUPAS COMO LIMPAR COLCHÃO EM CASA COMO TIRAR CHEIRO DE CHULÉ DOS SAPATOS
COMO REMOVER MANCHA DE MAQUIAGEM DA TOALHA O QUE FAZER PARA ACABAR COM AS FORMIGAS COMO EVITAR BOLINHAS NAS ROUPAS COMO TER ARROZ SEMPRE FRESCO E SOLTINHO PARA O ALMOÇO COMO LIMPAR ESPELHOS