AS MAIORES DÚVIDAS SOBRE VINAGRE

Olá Amoras e Amores! Bom, você que me acompanha, sabe que eu amo usar vinagre na limpeza da casa e sempre deixo dicas para você, mas, junto com elas, sempre surgem algumas dúvidas sobre o vinagre. Por isso, chamei um super especialista no assunto, a Castelo Alimentos, para juntas, nós tirarmos as principais dúvidas sobre dicas com vinagre.

Então aproveita, e vem conferir todas as dúvidas, quem sabe a sua não está por aqui?

1- Se o vinagre é bom para faxina, quer dizer que ele pode fazer mal para a saúde?

Amora, vamos começar do começo né. Primeiramente, qualquer coisa em excesso, faz mal, e o vinagre, não foge dessa regra.

Mas, isso não quer dizer que ele não possa fazer parte da sua alimentação, muito pelo contrário. O importante mesmo, é saber a dosagem correta!

Para fins culinários, a dosagem indicada são de 1 a 2 colheres de sopa por refeição.

Aliás, essa dica de seguir as proporções, também vale para as misturinhas de limpeza, não adianta nada trocar as medidas que eu passo para você hein! Eu sempre pesquiso e testo muito, antes de indicar as receitas para você. E só seguindo essas medidas, que você garante o poder máximo de limpeza das misturas.

2- Porque eu tenho que guardar o vinagre na geladeira?

Bom, a mega especialista em vinagres, a Castelo Alimentos, já fala no rótulo do produto, que após aberto, o vinagre precisar ser armazenado na geladeira.

Aliás, eu sempre falo sobre o quanto é importante ler o rótulo de tudo, e como isso te ajuda a economizar! Inclusive, falei disso nesse vídeo.

Guardar o vinagre na geladeira, evita o aparecimento de insetos e borra do vinagre.

3- Vinagre vence?

Essa é com certeza, uma das principais dúvidas sobre dicas com vinagre. Então vamos acabar com esse mistério.

O vinagre amora, faz parte de um grupo de super alimentos, que não vencem! Ou seja, ele não tem prazo de validade!

Ah Flávia, então por que tem prazo de validade na embalagem do produto? Por conta da nossa Legislação Brasileira, que exige do fabricante, uma indicação de período de uso do produto 😉

4- Vinagre deixa cheiro nas roupas?

Amora, eu tenho uma grande missão com essa resposta: te convencer a trocar o amaciante por vinagre, na lavagem das toalhas, pelo menos uma vez por mês!

Eu já fiz até vídeo explicando direitinho todo o passo a passo desse processo, que eu te garanto, vai limpar as fibras do tecido e deixar sua toalha super macia!

E a maior resistência que eu encontro sobre esse assunto, é justamente, você, achando que sua toalha vai ficar cheirando vinagre.

Não amora! Não fica cheiro! Acredita em mim, e pelo menos testa, eu tenho certeza que você não vai se arrepender.

❤ Mude sua vida e economize tempo como já fez um monte de gente. Não fique para trás! Saiba mais aqui.

5- O vinagre estraga a máquina de lavar?

Amora, vamos lá, se você ler o manual da sua máquina de lavar roupas, vai ver que eles recomendam fazer uma limpeza periódica no eletrodoméstico.

Aliás, alguns fabricantes indicam inclusive, que seja usado vinagre nesse processo, portanto, não, o vinagre não vai estragar sua máquina.

E você, sabe como higienizar sua máquina de lavar roupas corretamente? Eu ensino aqui.

6- Vinagre possuí teor alcoólico?

Flávia, se eu colocar o vinagre em algum alimento, eu vou estar ingerindo álcool?

Não amora! O teor alcoólico do vinagre é extremamente baixo, já que ele passa por dois processos de fermentação, e um deles, é responsável por eliminar o álcool do vinagre.

Para você ter uma ideia, a Legislação Brasileira, permite que o vinagre tenha no máximo, 1% de residual alcoólico. No caso dos vinagres da Castelo Alimentos, o teor varia de 0,03% a 0,04%.

7- Qualquer vinagre pode ser utilizado na faxina?

Bom, se você é minha amora, já sabe a resposta.

Não! O vinagre indicado para limpeza, é o vinagre de álcool branco. Isso porque esse tipo de vinagre não tem corantes ou aromas de frutas, que estão presentes nos outros tipos de vinagre.

8- Quanto mais ácido o vinagre, melhor?

Essa pergunta é nova hein amora! Afinal, faz pouco tempo que o vinagre com 6% de acidez, começou a aparecer nos mercados.

Mas, ele é melhor do que o tradicional, com 4% de acidez?

Bom, o vinagre de álcool com 6% de acidez, é 50% mais concentrado do que a versão tradicional.

Os dois funcionam na faxina, mas, a versão com 6% de acidez é mais potente, ou seja, mais eficiente para o momento da limpeza.

9- Onde não pode usar o vinagre 6%?

Então amora, esse vinagre é maravilhoso para tirar a gordura, limpar o vidro, higienizar o espaço do seu pet. Porém, pode ser mais concentrado, ele é mais ácido do que a versão comum, e por isso, não pode ser usado em alguns lugares:

  • Não use o vinagre 6% na bancada de granito ou mármore, porque ele pode corroer a pedra.
  • Não use em pisos ou superfícies enceradas, já que ele tira a cera.
  • Também não é indicado usar esse vinagre em panelas de ferro, afinal, ele oxida o material.
  • Água sanitária também não pode ser misturada com vinagre! Eu falo o motivo aqui.
  • O mesmo vale para a mistura de vinagre e água oxigenada! Não pode! Quando misturados, eles produzem um ácido que faz mal para sua pele, olhos e sistema respiratório, além de ser corrosivo!

Aí amora! Espero que esse post tenha tirado todas as suas principais dúvidas sobre dicas com vinagre, afinal, ele é meu queridinho na limpeza.

Ainda ficou com alguma dúvida? Então aproveita e me manda aqui nos comentários 😉

Beijos e até mais!

As maiores dúvidas sobre vinagre

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE