COMO FAZER PÃO EM CASA E O QUE USAR

Que atire a primeira pedra que não fez pão em casa no último ano. A verdade é que com a chegada da quarentena muita gente passou a se aventurar na cozinha. Por isso, uma das pesquisas que mais fizeram foi: como fazer pão em casa.

Bom, o ano virou, muita coisa continua igual, e algumas aventuras viraram hábitos.

Aliás, eu passei por uma grande mudança de alimentação no último ano, como vocês repararam nas minhas redes sociais. E um dos costumes que passei a valorizar ainda mais, é o de preparar as refeições em casa.

Por isso, achei muito legal trazer esse post para você, te ensinando a fazer um pão delicioso em casa, e passando todas as dicas de utensílios que você precisa ter na sua casa, para seu pão ser um sucesso!

Aí que delícia! Já estou sentindo o cheirinho de pão no ar!

Receita de pão

Eu sou especialista em dicas de casa, e não exatamente em receitas. Por isso, selecionei essa receita super especial da Rita Lobo para compartilhar com vocês.

Pão Integral com alecrim

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 colher (sopa) de fermento biológico seco (cerca de 10 g)
2 ramos de alecrim
1 xícara (chá) de água morna
6 colheres (sopa) de azeite
½ colher (sopa) de sal
azeite a gosto

Modo de preparo

1- Primeiramente, coloque uma panela pequena, um pouco mais que 1 xícara (chá) de água, junte 1 galho de alecrim inteiro e leve ao fogo médio. Assim que ferver, desligue o fogo, descarte o alecrim e deixe amornar – a água aromatizada vai ser utilizada no preparo do pão. Enquanto isso, separe os outros ingredientes.

2- Numa tigela grande, misture as farinhas de trigo com o fermento e faça um buraco no centro. Logo em seguida, meça 1 xícara (chá) da água morna e regue no centro da tigela, junte o sal e misture com as mãos, do centro para a borda, até a farinha incorporar todo o líquido. Junte 3 colheres (sopa) do azeite e misture novamente.

3- Com as mãos, sove a massa na própria tigela por cerca de 10 minutos até ficar bem lisa e elástica (se preferir, sove a massa na bancada, mas não é preciso enfarinhar).

4- Apoie a massa na bancada e unte o interior da tigela com azeite. Modele a massa numa bola e então, volte para a tigela. Pincele a massa com 1 colher (sopa) do azeite, cubra com um pano de prato e deixe crescer por 1 hora ou até dobrar de tamanho.

Depois de descansar…

5- Assim que tiver crescido, transfira a massa para a bancada e aplaine delicadamente com as mãos. Atenção: não é preciso enfarinhar a bancada na hora da modelagem, essa massa de pão é firme e fácil de manusear.

Debulhe o outro galho de alecrim sobre a massa e amasse novamente apenas para misturar as folhas de maneira uniforme.

6- Para modelar o pão: pressione delicadamente a massa até formar um retângulo. Logo em seguida, dobre o lado maior da massa até o centro e repita com o lado oposto. Pressione delicadamente para firmar e aperte bem a emenda com os dedos para selar, de uma ponta a outra.

7- Unte o fundo de uma assadeira grande com azeite (se preferir, utilize uma assadeira antiaderente). Transfira o pão modelado para a assadeira, com a emenda para baixo, e pincele toda a superfície com mais 1 colher (sopa) do azeite. Cubra com um pano e deixe crescer por 30 minutos.

8- Enquanto isso, preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média).

9- Passado os 30 minutos, descubra o pão e pincele novamente toda a superfície com a colher (sopa) do azeite restante. Com uma faca bem afiada faça de 3 a 4 cortes, diagonais, no sentido da largura do pão – faça movimento firmes e rápidos.

10- Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos ou até ficar dourado. Retire o pão do forno e transfira para uma grade. Deixe esfriar antes de cortar e servir. 

Huuum… pão quentinho é tudo!

💜 Mude sua vida e economize tempo como já fez um monte de gente. Não fique para trás! Saiba mais aqui.

Utensílios para fazer pão

Agora que você anotou a receita, vou te passar mais uma dica. Você sabe quais são os utensílios necessários para fazer sua receita?

Eu não passo dica pela metade, por isso, vou te indicar alguns itens que são essenciais para você fazer seu pão em casa!

1- Forma para pão

Compre no link: https://amzn.to/2MajZOf

Não preciso falar muito né? Afinal, sem a forma para assar o pão, vai ficar muito difícil fazer seu pão em casa não é 😅

Eu escolhi esse modelo de silicone, por causa da sua praticidade. As formas desse material não precisam ser untadas, não grudam, e por isso, são mais fáceis de lavar.

2- Bowl

Compre no link: https://amzn.to/3o7r4wr

Para misturar todos os ingredientes, utilize um bowl. Certamente mistura vai ser mais fácil nesse tipo de tigela.

💜 Sua rotina pode ser diferente, muito mais prática e organizada com o meu Cronograma da Casa. Saiba mais aqui.

3- Balança culinária

Compre no link: https://amzn.to/3pjaqLq

Quer uma ótima dica para acertar na receita? Então tenha uma balança culinária!

Existem algumas receitas que o grande segredo, é a precisão na medida dos ingredientes. Por isso, a balança vira sua grande aliada na cozinha.

4- Espátula de inox

Compre no link: https://amzn.to/2MacRBF

Essa espátula é ótima para separar a massa do pão. Utilize essa espátula, conforme for separando as porções de pão, se preferir pães individuais.

5- Máquina de pão

Compre no link: https://amzn.to/3sFntJk

Você quer fazer o pão em casa, mas não quer ter trabalho? Então invista em uma máquina de fazer pão!

Sua única tarefa vai ser separar os ingredientes, e colocar tudo dentro dela. Prontinho! Ela mistura, ela sova a massa do pão, e ela assa tudo para você!

💜 Quer facilitar a sua vida? Então confira os meus e-books para limpar a casa usando bicarbonato de sódio e vinagre.

Gostou da dica? Já fez pão na sua casa? Então, aproveita e me passa sua receita aqui nos comentários 😉

Beijos!

Como fazer pão em casa

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE