6 DICAS PARA ECONOMIZAR GÁS DE COZINHA

Alguns itens básicos de casa aumentaram muito preço nos últimos meses. O gás de cozinha foi um deles. Pensando nisso, vou ensinar 6 dicas para economizar gás de cozinha na sua casa.

Quem cuida das finanças da casa com certeza sentiu no bolso os últimos aumentos que tivemos em vários itens da casa, desde alimentos, até o gás de cozinha.

Como sei que o orçamento doméstico na grande maioria dos casos é contadinho, fiz uma seleção com dicas para economizar gás de cozinha.

Aliás, se você gosta desse tipo de dicas, te indico assistir a esse vídeo, em que ensino dicas para economizar energia elétrica.

Bora para as dicas!

1- Cozinhe tudo de uma só vez

O meu objetivo com essa lista de dicas para economizar gás de cozinha, é justamente passar estratégias fáceis e possíveis, que realmente vão se adequar ao seu dia a dia em casa.

A primeira delas é se organizar para cozinhar todas as refeições de uma só vez. Assim, você aproveita a potência e calor das panelas e o tempo de preparo dos alimentos vai ser mais rápido. O resultado, é você economizando gás no preparo das refeições.

Depois de tudo pronto, é só congelar os alimentos. O que também vai ser uma mão na roda para os dias mais corridos, em que a refeição já está prontinha, só te esperando.

2- Tampe as panelas

Uma dica muito simples, que faz toda a diferença no rendimento do gás de cozinha é justamente lembrar de tampar as panelas.

Afinal, quando você tampa a panela durante o cozimento, diminuí as chances de espalhar o calor do recipiente. Mais uma vez o preparo dos alimentos vai ser mais rápido, e o gasto do gás, menor.

❤ Mude sua vida e economize tempo como já fez um monte de gente. Não fique para trás! Saiba mais aqui.

3- Use a panela de pressão

Eu sei que muita gente tem medo de usar a panela de pressão, mas vou te contar, vale muito a pena!

Como você já deve ter reparado, a grande estratégia para economizar gás de cozinha é justamente buscar formas de deixar o preparo mais rápido.

Por isso a panela de pressão é uma grande aliada neste processo. Afinal, o preparo dos alimentos é bem mais rápido nela.

Assim, o que você demoraria algumas horas para cozinhar na panela normal, na panela de pressão fica pronta em poucos minutos.

Então, o que acha de dar uma chance para a panela de pressão?

4- Verifique as bocas do fogão

Sabe aquelas tarefas de manutenção que na correria do dia a dia acabam ficando para trás?

Então, essa é uma delas, que faz toda diferença na economia do gás de cozinha.

Reserve um tempinho do seu dia para verificar as bocas do fogão. Verifique principalmente se elas não estão com vazamentos.

Aliás, já aproveite e cheque se as bocas não estão entupidas, isso também faz diferença no rendimento do gás de cozinha.

❤ Sua rotina pode ser diferente, muito mais prática e organizada com o meu Cronograma da Casa. Saiba mais aqui.

5- Deixe o feijão de molho

Mais uma dica simples, mas que faz a diferença no rendimento do gás de cozinha.

Deixe o feijão de molho antes de cozinhar. Além de liberar os gases do feijão e deixar o alimento menos indigesto, você ainda deixa o cozimento mais rápido.

No final, economiza o gás de cozinha mais uma vez.

❤ Quer facilitar a sua vida? Então confira os meus e-books para limpar a casa usando bicarbonato de sódio e vinagre.

6- Pense em substituições

Aqui a minha dica é refletir sobre o tempo de cozimento de determinados alimentos em diferentes eletrodomésticos.

Como por exemplo, o pão de queijo. No forno convencional, de gás, ele leva um determinado tempo para assar, gastando o gás da cozinha. Na Air Fryer o tempo para assar o pão de queijo é muito menor.

Ou seja, vale mais a pena assar este alimento na Air Fryer do que no forno convencional.

Agora quero deixar um exercício para você, analise quais alimentos você pode assar/cozinhar em outros eletrodomésticos além do fogão, e veja quanto tempo eles levam para ficarem prontos em cada um deles.

Então, você tem mais alguma fica para economizar o gás de cozinha? Me conta aqui nos comentários.

Beijos e até a próxima!

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

COMO DEIXAR A PANELA DE INOX BRILHANDO 2 DICAS PARA LIMPAR O MICRO-ONDAS COMO LIMPAR A GARRAFA TÉRMICA 5 DICAS RÁPIDAS PARA FAZER EM CASA RECEITA DE SMOOTHIE REFRESCANTE COMO TIRAR CHEIRO RUIM DE ROUPA DICA DE AROMATERAPIA PARA DORMIR MELHOR COMO CUIDAR DE ORQUÍDEAS COMO CONSERVAR AS BANANAS POR MAIS TEMPO COMO DOBRAR TOALHA DE BANHO EM ROLINHO
COMO DEIXAR A PANELA DE INOX BRILHANDO 2 DICAS PARA LIMPAR O MICRO-ONDAS COMO LIMPAR A GARRAFA TÉRMICA 5 DICAS RÁPIDAS PARA FAZER EM CASA RECEITA DE SMOOTHIE REFRESCANTE