PASSO A PASSO PARA ORGANIZAR A CASA

Organizar a casa é um bicho de sete cabeças? Não! É apenas planejamento e método. Por isso hoje vou te ensinar o passo a passo para organizar a casa sem complicação.

Quem me segue nas minhas redes sociais sabe que além de limpeza, eu também falo muito sobre organização, por isso, sempre recebo dúvidas sobre como organizar a casa de uma forma prática.

Então, para começar bem o novo ano que está chegando fiz esse passo a passo para organizar a casa.

1º Passo – Adote um método de organização

Muitas pessoas acreditam que organizar é sair colocando a mão na massa, mexendo em todos os cômodos de uma só vez, sem nenhum planejamento ou método.

E é aí que mora o problema, a empolgação inicial passa, você não sabe como continuar e o no final, acaba com vários cômodos bagunçados e nenhuma organização em dia.

Por isso é muito importante seguir um método de organização, e você aprende esses métodos através de cursos, como o meu curso Organizada, através de diversos posts e vídeos que compartilho com você no meu Instagram e canal do YouTube. Assim, você encontra o método que melhor se adequa a sua rotina e necessidades.

2º Passo – Comece pequeno

Uma grande mentira que por muito tempo foi compartilhada quando o assunto era organização da casa, era que você ia organizar tudo em um dia só.

Quem nunca começou a organizar o guarda-roupa, tirou todas as peças dele, colocou na cama e no final, precisou tirar as roupas da cama e colocar no chão, já que não terminou de organizar tudo e precisava dormir?

Então comece aos poucos e sempre cronometre a tarefa. Como por exemplo, separe alguns minutos do dia para organizar uma gaveta. Assim, você garante que a tarefa vai ter começo, meio e fim.

Aliás, uma dica extra, já aproveite esse momento para praticar o desapego das peças e itens da gaveta, o que você não usa mais, vai para doação. Se você tem dificuldades em desapegar, veja este vídeo.

❤ Mude sua vida e economize tempo como já fez um monte de gente. Não fique para trás! Saiba mais aqui.

3º Passo – Tipos de dobras

E já que estamos falando de organização de gavetas e armários vale dedicar um momento especial para a escolha das dobras das camisetas e demais peças do guarda-roupas.

Isso faz total diferença no espaço do seu armário. Então vale a pena conferir qual o melhor tipo de dobra para seu espaço, a arquivo, a cascata ou até mesmo no formato de pilhas.

4º Passo – Período de teste

A organização não é permanente nem existe uma fórmula exata que vai funcionar para todas as pessoas.

Por isso, é muito importante realizar um período de testes de duas semanas após fazer a organização de determinado cômodo, gaveta e etc.

Só assim, você vai sentir se no dia a dia este formato de organização realmente te atende. Senão, bora procurar uma nova solução para este item.

Sua rotina pode ser diferente, muito mais prática e organizada com o meu Cronograma da Casa. Saiba mais aqui.

5º Passo – Organize diferentes cômodos

Lembra que eu comentei que é para fazer um pouco por dia? Uma gaveta por dia?

Para dar o tempo de teste dessa organização, cada dia escolha um cômodo diferente para fazer a organização, assim, vai dar o tempo do ciclo de testes e você pode confirmar se aquela primeira organização realizada precisa ou não de ajustes.

Aliás, pensando nisso já incluo mais uma dica nesse passo a passo para organizar a casa, sempre deixe um cômodo melhor do que quando você entrou.

Parece coisa boba, mas faz total diferença! Entrou no quarto, viu que uma roupa está fora do lugar? Guarde no lugar certo.

São esses pequenos detalhes do dia a dia que fazem a diferença na organização completa da casa.

❤ Quer facilitar a sua vida? Então confira os meus e-books para limpar a casa usando bicarbonato de sódio e vinagre.

Então bora colocar em prática esse passo a passo para organizar a casa?

Beijos e até a próxima.

Passo a passo para organizar a casa
Passo a passo para organizar a casa

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

MEUS QUERIDINHOS DA FAXINA SAIBA COMO LIMPAR O REJUNTE COM ESSAS DICAS: REMOVA AS MANCHAS DAS PAREDES ASSIM COMO DESFIAR FRANGO RÁPIDO SAIBA COMO LIMPAR PORCELANATO SEM MANCHAR REMOVA AS MANCHAS DE VINHOS FACILMENTE ASSIM COMO RECUPERAR MAQUIAGEM EM PÓ QUEBRADA 3 SEGREDOS PARA DOBRAR LENÇOL DE ELÁSTICO COMO TIRAR MANCHA DE CANETINHA 5 USOS DAS FRONHAS QUE VOCÊ NÃO CONHECIA
MEUS QUERIDINHOS DA FAXINA SAIBA COMO LIMPAR O REJUNTE COM ESSAS DICAS: REMOVA AS MANCHAS DAS PAREDES ASSIM COMO DESFIAR FRANGO RÁPIDO SAIBA COMO LIMPAR PORCELANATO SEM MANCHAR