[A Dica do Dia]

“ME INTERESSEI POR ORGANIZAÇÃO PARA IDOSOS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DOS MEUS PAIS”


Aluna do curso Organizada Pro se especializou em organização para idosos e compartilha as dicas para quem quer uma casa segura e funcional para esta faixa-etária

Como é sua casa hoje? E no futuro, ela vai seguir a mesma disposição e organização? E mais, o quanto a organização é peça chave para uma casa mais acolhedora, segura e prática, atendendo todas as suas fases de vida?

Existe um fato: a organização da casa muda conforme sua faixa-etária e necessidades. Uma casa com apenas um morador, segue um esquema de organização, quando chegam mais moradores, isso precisa ser adaptado. O mesmo acontece quando existem mudanças de faixas-etárias desses residentes.

Enquanto a casa segue uma organização quando apenas adultos moram nela, com a chegada das crianças essa disposição muda. Mas e quando envelhecemos, a casa continua a mesma?

Conversamos com a Cristina Armond, personal organizer de Brasília e aluna do curso Organizada Pro da Flávia Ferrari, especialista em organização para idosos, para nos contar um pouco sobre o que muda e como se organiza a casa nessa faixa etária.

Organização é qualidade de vida

Muito se fala sobre a necessidade de mudar a rotina e organização quando temos crianças em casa, mas pouco ainda é falado sobre essas mudanças quando nos tornamos idosos.

Nosso país conta hoje com 15% da população composta por pessoas com mais de 60 anos, segundo um levantamento do IBGE. O que só mostra o quanto essa população precisa de um olhar especial, tanto para a segurança, evitando acidentes domésticos e até mesmo com uma oportunidade de negócios para quem deseja se destacar no segmento de personal organizer.

Cristina nos contou que a grande motivação para se interessar por esse assunto, foram seus pais. “Me interessei por organização para idosos para melhorar a qualidade de vida dos meus pais que estão com 82 e 83 anos. Eles são independentes e lúcidos, mas já precisam de alguns cuidados”, comenta Cristina.

Com esse olhar, ela percebeu como mudar alguns detalhes na organização do dia a dia, trouxeram mais conforto e segurança para seus pais e como isso, poderia ser replicado em outros lares.

❤ Está cansada das tarefas domésticas? Tudo sobra para você? Vem comigo que você precisa conhecer o Cronograma da Casa 2.0! Saiba mais aqui.

O que priorizar na organização para idosos?

Quando falamos de organização de casa para idosos, algumas coisas precisam ser levadas em consideração, como dar preferência para móveis mais estáveis, evitar colocar objetos de uso diário em locais muito altos, são pequenas mudanças que deixam a casa mais segura.

Organização é sempre mais do que estética, mas no caso de idosos, isso fica ainda mais claro, segundo Cristina. “Eu sempre privilegio a praticidade em detrimento da estética, claro que procuro conciliar os dois sempre que possível”, a busca pelo equilíbrio é sempre com um objetivo principal, que haja mais segurança em casa.

Para isso, vale sempre ressaltar alguns itens como barras de segurança no banheiro, mudanças na disposição dos móveis para evitar esbarrões e caso opte por tapetes, sempre buscar modelos com antiderrapante embaixo.

❤ Guarda-roupa bagunçado? Quer ter um armário de revista, bonito e organizado? Conheça o meu curso Como Dobrar! Clique aqui e saiba mais.

Uma casa é feita de memórias

Outro ponto de destaque do trabalho realizado pela Cristina é compreender que uma casa é feita de memórias, existem alguns objetos que são carregados de lembranças e isso deve ser preservado e respeitado.

A personal explica como guardar esses itens de valor sentimental: “Faço caixa de lembranças, de sentimentos, de fotos e converso muito com eles enquanto faço a organização. É muito prazeroso ouvir as histórias de vida. Tenho aprendido muito enquanto trabalho!”, ressalta.

❤ Se a sua casa está cheia de coisas, desorganizada, e você quer dar um fim nisso, você precisa do curso Organizada. Vem ver aqui.

3 Dicas para organizar a casa com idosos

Depois de compartilhar alguns princípios da organização para idosos, pedimos algumas dicas práticas para já adaptar na sua casa. Confira:

1- Cuidados no banheiro

O banheiro e a cozinha são os cômodos onde mais acontecem acidentes domésticos. Algumas dicas para evitar isso são instalar barras de segurança para aumentar a estabilidade na hora do banho.

Além disso, também é importante incluir tapetes antiderrapantes dentro do box, garantindo mais estabilidade debaixo do chuveiro.

2- Localização dos remédios

Uma dica muito boa que a personal organizer compartilhou é com relação a onde guardar os remédios, principalmente para evitar o esquecimento e acabar tomando a medicação fora de horário. “Sempre deixo os remédios que são tomados próximo a refeições perto da copa”, orienta, dessa forma, existe a associação da refeição com o remédio que está próximo.

3- Cronograma do cuidado

Assim como seguimos um cronograma da casa, é importante também ter um cronograma do cuidado. Lá vai estar listado todos os compromissos médicos, remédios, horários de consultas e atividades extra.

Quer se tornar uma personal organizer profissional?

Então conheça o curso Organizada Pro, da home expert Flávia Ferrari, criadora do canal A Dica do Dia no YouTube, com mais de 1 milhão de inscritos, autora do livro A Dica do Dia, e produtora de conteúdo no Instagram com mais de 10 anos compartilhando suas técnicas e metodologia de limpeza e organização da casa. Saiba mais com a nossa equipe pelo WhatsApp: https://wa.me/5511950078801

Beijos!

15 ITENS DA LIMPEZA DE PRIMAVERA

nem vem

para tudo tem-se um jeito

pastilha desodorante para banheiros

COMO LIMPAR COLCHÃO E OUTRAS DICAS

spa em casa

como fazer um spa em casa

© Copyright 2024 | flaviaferrari.com.br | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: mufasa