Vivo dizendo por aqui que é super importante ter referência visual, repertório de imagens ou, simplificando, olhar o que é bonito. Este exercício de observar inspira, treina o olho, aguça a nossa curiosidade rumo às nossas preferências, a nós mesmos.
E pensando assim, nada melhor do que começar cedo mostrando boas referências às nossas crianças.
O primeiro é Onda, de Suzy Lee, que ilustra as fotos de abertura desta postagem. É um livro totalmente ilustrado, sem nenhuma palavra escrita mas com uma força visual imensa.
Suzy usa somente o azul, preto e o branco nas ilustrações e é mestrae fazê-las. O New York Times elegeu Onda como “O melhor livro ilustrado”. É trabalho que merece todas as honras.
O outro título é um clássico infantial que rendeu até um filme há pouco tempo: Onde Vivem os Monstros, de Maurice Sendak.
Este, fazendo um contraponto, é um livro extremamente colorido – abusando mesmo das cores com uma elegância ímpar. A história de Max “rei dos mosntros” encanta adultos e crianças.
A leitura é ágil e as ilustrações cativam. Tanto que o livro agraciado com a
Medalha Caldecott em 1964. Para mim o ponto alto fica por conta das passagens de Max na ilha dos monstros, como se vê na foto abaixo:
E que venham os monstros!
Ou melhor: e que venham as boas referências para estes novos olhos.
Beijoca