açúcar II

Várias receitas de doces pedem caldas de açúcar. É difícil não queimar e não açucarar. Tente seguir essas dicas que tudo vai funcionar.
Para todas as caldas você pode usar 500g de açúcar e 250ml de água (ou utilize o que a sua receita pedir). Com o fogo ainda desligado, misture a água com o açúcar e passe um pincel com água para retirar o açúcar da borda. Ligue o fogo e não mexa mais (chama média. Lembre-se de usar uma panela maior que a boca do seu fogão). Continue passando o pincel nas bordas (isso vai ajudar a não cristalizar a sua calda). O que diferencia uma calda da outra é ponto que você para de cozinhar.
Calda em ponto de fio – mergulhe a colher na calda e levante logo em seguida. O fio deve ser longo e contínuo.
Calda em ponto de bala mole – pingue um pouco da calda num copo com água. Ela deve formar uma bolinha macia.
Calda em ponto de bala dura – pingue um pouco da calda num copo com água. Ela deve formar uma bolinha dura
Caramelo – além da receita acima, acrescentar 80g de glucose de milho. Deixar até o ponto de dourar (cor de guaraná). Importante não passar deste ponto para não ficar amargo.
Com o caramelo, você pode criar desenhos e enfeites para a sua receita. Ele não dura muito, então você vai precisar fazer um pouco antes de servir. Fica lindo. Lembre-se de untar a superfície com óleo (você pode também usar uma concha ou uma forminha e fazer cestinhas)
Quando vimos aquele caramelo derretido na panela, possibilidades surgiram na nossa mente. Viramos artistas. Todos queriam criar alguma coisa. Acho que vocês vão se divertir.
Um beijo e até a próxima semana.
Márcia e Renata

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE