dicas para fazer seu pão em casa

Hoje daremos algumas dicas gerais sobre como fazer bons pães. 

· Farinha: prefira as farinhas com maior teor de proteínas (glúten). 
· Fermento de pão: existem dois tipos: o seco e o fresco. O fermento fresco deve ser diluído em água ligeiramente morna para depois acrescentar a farinha. Já o fermento seco pode ser usado tanto misturado com a farinha quanto com a água, dependendo da marca. Você precisa seguir as instruções da embalagem. E quando a receita pede fermento seco e você tem o fresco e vive versa? A regra é utilizar três vezes mais de fermento fresco do que de seco (o seco é desidratado) 
· Sal e gordura: acrescentá-los sempre no final do processo para não atrapalhar a fermentação. Importante: sal e gordura demais matam o fermento. Quando você estiver lendo uma receita na internet verifique: o sal tem que ter no máximo 3% do peso da farinha e a gordura não pode passar de 20% do peso da farinha. Nos casos de pães mais ricos em gordura, usar mais fermento e açúcar. 
· Temperatura dos ingredientes: todos os ingredientes precisam estar em temperatura ambiente 
· Forno: sempre pré-aquecido. Se a massa for “pobre” (sem gordura e ovos) coloque uma vasilha de água no forno nos primeiros 10 minutos para formar vapor. 
Sempre que o pão sair do forno deixe-o esfriar em cima de uma grade antes de guardar. 
E que tal vocês nos mandarem fotos dos seus pães? Poderíamos fazer uma troca de receitas e experiências. 
Até a próxima semana 
Márcia e Renata 

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

  • frase da semana Para Além da Curva da Estrada  Alberto Caeiro, in "Poemas Inconjuntos" Heterónimo de […]
  • super bolhassuper bolhas Confesso que as férias escolares são um período difícil para mim. De um lado […]
  • enormeenorme Cade vez que vou visitar meu pai, eu sigo me espantando com o crescimento desta […]
O QUE FAZER PARA ACABAR COM AS FORMIGAS COMO EVITAR BOLINHAS NAS ROUPAS COMO TER ARROZ SEMPRE FRESCO E SOLTINHO PARA O ALMOÇO COMO LIMPAR ESPELHOS DICAS DE COMO LIMPAR LÂMPADAS COMO REGAR AS PLANTAS DURANTE UMA VIAGEM COMO TIRAR CHEIRO DE CIGARRO DAS ROUPAS COMO LIMPAR COLCHÃO EM CASA COMO TIRAR CHEIRO DE CHULÉ DOS SAPATOS COMO TIRAR MANCHA DE ACETONA EM MADEIRA
O QUE FAZER PARA ACABAR COM AS FORMIGAS COMO EVITAR BOLINHAS NAS ROUPAS COMO TER ARROZ SEMPRE FRESCO E SOLTINHO PARA O ALMOÇO COMO LIMPAR ESPELHOS DICAS DE COMO LIMPAR LÂMPADAS