Na minha família, todo mundo é bom garfo e temos grandes cozinheiras que preenchem nossos encontros com verdadeiras delícias.
Quando conheci a Carol, uma das primeiras coisas que descobri foi que o pai dela, o agora meu sogro, também gosta de cozinhar e tudo o que ele prepara fica muito bom.
Ele gosta de preparar receitas tradicionais, feitas há muito tempo na família, e um de seus segredos é que tudo é preparado no fogo lentamente, assim o prato absorve mais os temperos e mantém suas propriedades.
Dentre as muitas coisas que ele prepara, escolhi a receita desta semana, pois me surpreendi com este doce delicioso, do qual me lambuzei na minha última visita a casa dele.
Ingredientes:
1 kg de mamão verde
1 ½ kg de açúcar
2 xícaras de chá de água
Cravo à gosto
Modo de preparo:
Retire a casca e as sementes do mamão e corte fatias bem finas.
Emu ma panela grande, encha com água e leve ao fogo médio, quando ferver acrescente as tiras de mamão e cozinhe por 1 minuto.
Escorra o mamão e jogue fora a água. Nesta panela, acrescente as duas xícaras de chá de água e o açúcar. Deixe cozinhar lentamente até a mistura começar a virar uma calda mais grossa. Acrescente as tiras do mamão e deixe cozinhar mais até elas ficarem “al dente”. Desligue o fogo.
Quando esfriar, adicione os cravos e leve a geladeira por 12 horas.
O sabor compensa cada minute de espera. Sirva com queijo branco ou puro e delicie-se.
Abraços
Renato