Ontem minha amiga Flávia veio almoçar comigo – um encontro super divertido, bem humorado além de terapêutico como ela mesma diz*. Sabe que, por mais que eu adore sair para almoçar em restaurantes bonitinhos e badalados, acho que nada substitui o conforto e a privacidade de bater papo em casa. É muito legal! Além disto, o fato de receber nos dá a oportunidade e ouro de colocar em prática coisas bonitinhas que vemos por aí. A sobremesa de ontem foi um exemplo típico: um brigadeiro de nutella.
Não tinha muito tempo de preparar nada elaborado (no final das contas trocamos a saída em um restaurante por um almoço caseiro meio em cima da hora) mas encontro de comadres não pode terminar sem um docinho no fim. A solução foi preparar o brigadeiro de nutella e colocá-lo em xícaras de café, para fazer uma graça ao dizer “e agora o cafezinho…” Minha apresentação tradicional para o brigadeiro de colher era o copinho de pinga, que definitivamente oferece doses menores e menos gordas. Mas a xícara é uma boa pedida, charmosa e que todo mundo tem em casa com certeza.
O brigadeiro de nutella é feito com doce de leite e uma gema, mas dar mais “sustança”. 😉 A receita é a que segue, adaptada do M de Mulher:
Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 lata de doce de leite
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de manteiga
1 gema
1 pitada de sal
1 pote de creme de avelã (180 g)
Modo de preparo
Em uma panela, junte todos os ingredientes, misture para ficar homogêneo e leve ao fogo baixo mexendo até o brigadeiro de nutella dar o ponto.
Coloque em xícaras e deixe esfriar para servir.
E com este cafezinho doce – bom nome para o brigadeiro de nutella – é que fechamos nosso almoço. Delícia!
Beijo grande,
* Minha amiga Flávia sempre conta que leu que é super importante e necessário para a saúde das mulheres estes encontros regados a boa conversa. Resumindo: nossos almoços são terapêuticos, verdadeiros cuidados com a nossa saúde (nem que seja somente a saúde mental!)