a caixa de ferramentas da garota prendada – #1

caixaferramentas2

As férias de janeiro me permitiram fazer muitas coisas. Estava sozinha com as crianças numa casa em formação – milhões de oportunidades e pequenos consertos a se realizar.

Problemas? Não. Oportunidade de fazer as coisas do meu jeito, sem pressa nem pressão.

Por muito tempo fiquei esperando pelo meu pai ou meu marido para furar paredes, posicionar meus quadrinhos ou fazer algum reparo. E aprendi que não precisava ser assim. Sempre podemos fazer o que queremos em nossas casas e sabendo o que usar as ferramentas corretas fazemos melhor e ainda mais rápido. Foi aí que me veio a ideia desta nova série de postagens para o DECORACASAS: a caixa de ferramentas da garota prendada. Uma lista de ferramentas e objetos necessárias para garantir a nossa liberdade de ação. Afinal de contas queremos tudo bonito – e queremos na hora em que queremos . E conhecer o que tem à nossa disposição sempre faz a diferença. 😉

E para começar… o multímetro.

caixaferramentasv2

Segundo a tia Wiki “Um multímetro ou multiteste (multimeter ou DMM – digital multi meter em inglês) é um aparelho destinado a medir e avaliar grandezas elétricas. Existem modelos com mostrador analógico (de ponteiro) e modelos com mostrador digital. (…) Utilizado na bancada de trabalho (laboratório) ou em serviços de campo, incorpora diversos instrumentos de medidas elétricas num único aparelho como voltímetro,amperímetro e ohmímetro por padrão”

Apesar da aparência complicada, este aparelho é de super ajuda na função de voltímetro para nossos usos cotidianos. Sim, com uma simples consulta é possível assegurar-se da tensão da tomada onde pretendemos utilizar nossos aparelhos domésticos. Basta colocar os dois bastões que acompanham o aparelho nos orifícios da tomada que em poucos minutos você pode constatar se é uma tomada 110 V ou 220 V.

caixaferramentasv1

Um aparelho digital simples, como o da foto, custa em torno de R$ 10,00 e pode evitar gastos muito maiores (já imaginou ter que trocar o motor queimado de uma geladeira?). Para verificar a voltagem de uma tomada podem ser utilizadas como alternativa aquelas chavinhas de fenda “teste” que acendem somente quando há tensão. Eu ainda defendo o multímetro pela clareza em mostrar a informação (números grandes, principalmente nos modelos digitais) e pela segurança. Além de possibilitar realizar otras cositas más quando já nos habituamos com ele (como por exemplo, mudar a voltagem de uma tomada para as prendadas mais avançadas).

O multímetro, já apresentado, é o primeiro morador  da caixa de ferramentas da garota prendada. A cada semana, mostrarei um novo morador 😉

Beijo grande

caixaferramentas1

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE