cochonilha, sua sanguessuga
Eu bem que estava vendo que as orquídeas estavam sofrendo.
Com as flores murchas, e as folhas com os veios aparentes. Achei que era excesso de sol e calor, provocado pelo fechamento da sacada. Isto pode até ter contribuído, mas não era a única causa.
A foto comprova: dois “meliantes”, duas cochonilhas felizes e contentes se alimentando da seiva da minha planta.
As cochonilhas sugam a seiva das plantas e secretam uma espécie de cera que facilita o ataque de fungos às plantas. Argh! Dois problemas em uma só causa.
A boa notícia é que cuidar delas não é complicado:
1. Limpe e remova (se possível) as áreas afetadas;
2. Remova os insetos com álcool ou vinagre;
3. Uma dica caseira também é pulverizar a planta com uma solução de detergente ou sabão (para abrir as defesas dos insetos) e depois partir para o ataque com pulverização de óleos minerais, calda de fumo ou inseticidas de baixa toxicidade.
Vale tudo! Agora, eu vou à luta.
E tchau cochonilhas!
Beijocas
Engenheira E “dona de casa profissional”
Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.