cochonilha, sua sanguessuga

Eu bem que estava vendo que as orquídeas estavam sofrendo.
Com as flores murchas, e as folhas com os veios aparentes. Achei que era excesso de sol e calor, provocado pelo fechamento da sacada. Isto pode até ter contribuído, mas não era a única causa.
A foto comprova: dois “meliantes”, duas cochonilhas felizes e contentes se alimentando da seiva da minha planta.
As cochonilhas sugam a seiva das plantas e secretam uma espécie de cera que facilita o ataque de fungos às plantas. Argh! Dois problemas em uma só causa.
A boa notícia é que cuidar delas não é complicado:
1. Limpe e remova (se possível) as áreas afetadas;
2. Remova os insetos com álcool ou vinagre;
3. Uma dica caseira também é pulverizar a planta com uma solução de detergente ou sabão (para abrir as defesas dos insetos) e depois partir para o ataque com pulverização de óleos minerais, calda de fumo ou inseticidas de baixa toxicidade.
Vale tudo! Agora, eu vou à luta.
E tchau cochonilhas!
Beijocas

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

COMO DEIXAR A PANELA DE INOX BRILHANDO 2 DICAS PARA LIMPAR O MICRO-ONDAS COMO LIMPAR A GARRAFA TÉRMICA 5 DICAS RÁPIDAS PARA FAZER EM CASA RECEITA DE SMOOTHIE REFRESCANTE COMO TIRAR CHEIRO RUIM DE ROUPA DICA DE AROMATERAPIA PARA DORMIR MELHOR COMO CUIDAR DE ORQUÍDEAS COMO CONSERVAR AS BANANAS POR MAIS TEMPO COMO DOBRAR TOALHA DE BANHO EM ROLINHO
COMO DEIXAR A PANELA DE INOX BRILHANDO 2 DICAS PARA LIMPAR O MICRO-ONDAS COMO LIMPAR A GARRAFA TÉRMICA 5 DICAS RÁPIDAS PARA FAZER EM CASA RECEITA DE SMOOTHIE REFRESCANTE