como fotografar

As famigeradas câmeras digitais estão pelos quatro cantos hoje em dia. Com o preço sempre em queda, até a criançada já tem acesso a elas, seja no celular ou com uma câmera mesmo.
E todo mundo sabe mirar e apertar o botãozinho, não é mesmo? Mas e quando a foto é para um fim mais profissional, para ser publicada em um blog, site ou, quem sabe, digamos, na Manual Flávia Ferrari? Como fazer esses cliques saírem bonitos e mostrarem todos os detalhes do nosso trabalho?
Aqui vai um guia prático – baseado no guia que a Flávia envia para as colaboradoras do site e da revista Manual – de como capturar todos os detalhezinhos e deixar sua foto bem clean e pronta para ser admirada! Vamos lá?
Bem, o conceito básico para fotografar o passo a passo diz que as fotos devem ser autoexplicativas, isto é, o leitor olha a foto e consegue ter uma ideia clara do que se pede para fazer. Observe o PAP abaixo:
As mãos do artista devem aparecer nas fotos somente em momentos imprescindíveis – quando se quer mostrar um passo em que uma agulha atravessa uma peça, por exemplo. Caso contrário, só o trabalho ganhando vida que aparece nas fotos.
Os materiais utilizados no trabalho devem ser apresentados de uma forma agradável e organizada, dispostos lado a lado numa composição harmônica.
Nas fotos, há um foco grande em detalhes, com destaque de pequenas delicadezas concentradas em cada peça. Desta forma seguem algumas dicas:
· Se for fotografar algo liso, procure colocar como fundo um tecido estampado. Se estiver trabalhando com algo estampado, coloque um fundo liso
· Simule movimentos, como no caso das fotografias inferiores da montagem
· Sempre foque em detalhes. Para isto utilize o recurso de maximização de sua câmera (em geral aquele símbolo de flor)
· Os detalhes valem tanto para o processo, quanto para o resultado final
· Fotografe sempre sem flash
· Tire várias fotos – vale sempre ter a mais para depois trabalhar em cima delas do que ter fotos faltantes.
A foto acima ilustra bem como devem ser feitas as fotos de passo a passo:
· Todo o material está bem ordenado sobre a mesa, com um tecido bacana de fundo;
· O fotógrafo fica elevado, utilizando um banquinho ou cadeira;
· As fotos são tiradas “de cima”, planificando a imagem.
As fotos de detalhe do trabalho terminado:
· Ambientar o resultado, como na montagem de fotos lá em cima, com o trabalho finalizado junto das balinhas de goma;
· Explorar várias formas de apresentação: no exemplo, eram enfeites para árvore de Natal, mas foram apresentados em um prato bonitinho;
· Foque nos detalhes e no capricho de fazer bem feito.
Características técnicas das fotografias
Para publicar na internet, as imagens não precisam ser de grande qualidade técnica. Porém, em publicações impressas, essa qualidade é imprescindível para que as fotos não saiam “granuladas” ou borradas!
Uma boa sugestão é que as imagens estejam no formato máximo 21 x 28 cm a 300 dpi. O formato mínimo tem de ter 10 x 15 cm a 300 dpi.
DPI, em inglês dots per inch (dpi), ou pontos por polegada (ppp), é o que chamamos de “resolução de imagem”. Evitando longas e chatas explicações, isto quer dizer que, quanto maior o número de pontos por polegada, isto é, quanto maior o dpi da foto, mais detalhada e bem definida é a imagem.
Pelo sim, pelo não, coloque sua câmera na maior resolução possível e fotografe sem medo.
Como enviar as fotos
As fotos podem ser enviadas por e-mail, mas, como os servidores têm capacidades de armazenamento diferentes, é interessante utilizar o serviço gratuito chamado Send Space, que é um “disco virtual” que permite envios de imagens “pesadas”, sem sobrecarregar nossas máquinas.
O endereço é www.sendspace.com. Você escolhe a opção “MULTIPLE FILES UPLOADER” para enviar cinco fotos em alta resolução de cada vez. Escolha as fotos e coloque como “recipent´s email” o endereço para onde quer enviar as fotos, e como “your email”, o seu email. Clique no box para aceitar os termos de serviço e tudo certo.
E vamos fotografar!
Por Érica Fernandes
Quem sugeriu a pauta foi a Bel.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

COMO TIRAR MANCHA DE ACETONA EM MADEIRA COMO FAZER AROMATIZADOR DE AMBIENTES LIMPADOR DE ÓCULOS DE SOL E GRAU MISTURINHA PARA DESAMASSAR ROUPAS COMO DESENROLAR FILME PLÁSTICO FÁCIL COMO HIGIENIZAR COLHER DE PAU COMO LAVAR TRAVESSEIROS EM CASA COMO LIMPAR MOCHILA: PASSO A PASSO COMO TIRAR PELO DE CACHORRO DO SOFÁ COMO DESEMPERRAR GAVETA E ZÍPER
COMO TIRAR MANCHA DE ACETONA EM MADEIRA COMO FAZER AROMATIZADOR DE AMBIENTES LIMPADOR DE ÓCULOS DE SOL E GRAU MISTURINHA PARA DESAMASSAR ROUPAS COMO DESENROLAR FILME PLÁSTICO FÁCIL